26 de agosto de 2025
DestaquesMundo

EUA enviam submersível para resgatar submarino que sumiu

Os Estados Unidos enviaram um veículo submersível para a área do oceano Atlântico onde ocorrem as buscas do submarino turístico desaparecido desde a noite de domingo (18) e que transportava um grupo de pessoas para visitar os destroços do Titanic.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos e as forças armadas do Canadá estão envolvidas na busca e salvamento do submarino Titan, da empresa OceanGate Expeditions, que possivelmente transportava cinco pessoas.

Mi’sel Joe, chefe do grupo indígena canadense proprietário do navio-mãe Polar Prince, a partir do qual o Titan foi lançado na sua viagem em direção ao Titanic no domingo, disse à emissora pública CBC que os Estados Unidos transportaram por via aérea outro veículo submersível para participar nas tarefas de salvamento.

Joe acrescentou que o alarme foi acionado quando o Titan não deu sinais na noite de domingo, duas horas depois do momento em que deveria voltar à superfície.

O Centro Conjunto de Coordenação de Resgate em Halifax, no Canadá, onde se concentram os esforços de salvamento no Atlântico Norte, informou no Twitter que está ajudando o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo em Boston, nos EUA, na operação de busca do Titan.

Autoridades canadenses enviaram o navio da Guarda Costeira Kopit Hopson 1752 e um avião de patrulha marítima Lockheed CP-140 Aurora para a região, cerca de 380 milhas náuticas (700 quilómetros) ao sul de St John’s, capital da província de Terra Nova e Labrador.

Titan, rebocado pelo navio Polar Prince, tinha partido de St John’s (Canadá) na última sexta-feira (16) para o local do naufrágio do Titanic, segundo a imprensa canadense.

O primeiro-ministro da província da Terra Nova e Labrador, Andrew Furey, disse no Twitter estar confiante de que “a Guarda Costeira dos EUA vai localizar o submarino e os seus passageiros muito em breve”.

– Terra Nova e Labrador tem uma longa história que a conecta com o naufrágio do Titanic, com turistas que partem do nosso porto para visitar o local – acrescentou Furey.

Leia mais

Após bebedeira, idoso é encontrado morto em balneário de Manacapuru

Matheus Valadares

STF reforça policiamento na casa de Bolsonaro após risco de fuga

Matheus Valadares

Padrasto é preso por estuprar enteada de 12 anos na presença da mãe em Alvarães

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!