8 de janeiro de 2026
DestaquesMundo

EUA recuam e deixam de acusar Nicolás Maduro de liderar o Cartel de Los Soles

REUTERS/Eduardo Muno

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos recuou e retirou da nova denúncia contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a acusação de que ele lideraria o suposto Cartel de Los Soles. A mudança ocorreu após a apresentação de uma nova peça processual por narcotráfico, que substituiu a denúncia feita em 2020, durante o primeiro mandato de Donald Trump.

Enquanto o documento anterior citava o Cartel de Los Soles dezenas de vezes e apontava Maduro como chefe da organização, a nova acusação menciona o grupo apenas de forma secundária, sem atribuir a ele qualquer papel de liderança. O texto agora descreve o presidente venezuelano como parte de um sistema de corrupção que envolveria autoridades e redes ligadas ao tráfico de drogas, mas sem caracterizar o cartel como uma organização criminosa formal.

Especialistas avaliam que a mudança reflete a dificuldade das autoridades norte-americanas em comprovar juridicamente a existência do cartel e a liderança direta de Maduro. Apesar do recuo, os Estados Unidos mantêm acusações de envolvimento do presidente venezuelano com narcotráfico internacional e alianças com grupos armados e cartéis estrangeiros.

Leia mais

Vídeo de Paulo Bilynskyj associando PT ao narcotráfico é removido

Matheus Valadares

Ricardo Lewandowski entrega carta de saída do Ministério da Justiça

Matheus Valadares

Força-tarefa encontra roupas durante buscas por irmãos quilombolas em Bacabal

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!