14 de novembro de 2025
DestaquesMundo

EUA revogam visto de médico brasileiro que celebrou assassinato de Charlie Kirk

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou neste sábado (13) a revogação do visto americano do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa. A medida ocorreu após o médico publicar, em rede social, um comentário comemorando o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk.

Landau declarou em sua conta no X (antigo Twitter) que ordenou pessoalmente ao setor consular o cancelamento do visto de Barbosa. Além disso, o vice-secretário registrou alerta para impedir que um novo documento seja concedido.

Desse modo, a ação integra uma ofensiva de autoridades e lideranças conservadoras que pedem a retirada de vistos de estrangeiros que façam postagens ofensivas sobre a morte de Kirk.

Charlie Kirk, de 31 anos, morreu  a tiros no pescoço na última quarta-feira (10) enquanto discursava na Utah Valley University. Dois dias depois, o FBI prendeu Tyler Robinson, 22, que confessou o crime. Em resposta à notícia, Barbosa comentou em tom de deboche: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical.”

O episódio gerou forte repercussão no Brasil. A Recife Day Clinic demitiu o neurocirurgião e repudiou suas declarações. Por fim, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) abriu investigação para apurar a conduta ética do profissional.

 

Leia mais

Motociclista em Manaus é confundido com defunto após acidente

Matheus Valadares

Menos da metade dos policiais usou câmeras corporais na megaoperação no Alemão e Penha, revela MP

Matheus Valadares

Tonéis de vinagre tombam e causam danos em fábrica no bairro Compensa

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!