O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira, 18, a revogação imediata dos vistos do ministro do STF, Alexandre de Moraes, além de seus familiares e aliados no tribunal. De acordo com Rubio, a decisão atende à estratégia do presidente Donald Trump de responsabilizar, nos EUA, autoridades estrangeiras envolvidas em censura à liberdade de expressão.
Rubio acusa Moraes de “caça às bruxas”
Em publicação no X, Rubio afirmou que Moraes comanda uma verdadeira “caça às bruxas política” contra Jair Bolsonaro. A mensagem diz que a atuação do ministro não viola apenas direitos no Brasil, mas atinge também os cidadãos dos EUA.
Medida vem após imposição de tornozeleira a Bolsonaro
A revogação ocorre no mesmo dia em que Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex‑presidente Jair Bolsonaro. A decisão também restringe sua presença nas redes sociais e sua comunicação com diplomatas e investigados.
Eduardo Bolsonaro comemora e prevê retaliações
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu a Trump e a Rubio nas redes, afirmando que Moraes e seus familiares “não poderão ver seus entes nos EUA”. Em destaque, Eduardo, que mora nos EUA, considerou a medida uma forma de retaliação política.