Os Estados Unidos suspenderam a concessão de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, segundo informações divulgadas pela emissora Fox News. Entre os países possivelmente afetados está o Brasil, além de nações como Rússia, Irã, Afeganistão, Somália, Nigéria, Tailândia, Iraque, Haiti e Iêmen. De acordo com o governo norte-americano, a medida não altera, por enquanto, a emissão de vistos para turismo.
Em comunicado oficial, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que interromperá o processamento de vistos para países cujos imigrantes, segundo o governo, utilizam benefícios sociais em “níveis inaceitáveis”.
“O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, diz a nota oficial.
Objetivo da medida
Ainda de acordo com o Departamento de Estado, a decisão tem como objetivo evitar que novos imigrantes se tornem um “encargo público” ao chegarem aos Estados Unidos. A avaliação levaria em conta fatores como idade, condições de saúde, situação financeira, proficiência em inglês e possível necessidade de cuidados médicos de longo prazo.
Um memorando interno, ao qual a Fox News teve acesso, orienta funcionários de embaixadas e consulados a recusarem pedidos de visto. A medida seguirá enquanto o governo reavalia os critérios de triagem e verificação. O documento também sugere que candidatos idosos ou com sobrepeso possam ter seus pedidos negados.
Brasil pode estar entre os países afetados
Embora a Casa Branca ainda não tenha divulgado oficialmente a lista completa dos países, a Fox News informou que o Brasil está entre eles. A informação veio através do porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, conferindo caráter oficial à divulgação.
Procurado, o Itamaraty não comentou o caso até o momento. A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília também foi acionada, mas ainda não se manifestou.
Segundo a emissora norte-americana, a suspensão da emissão de vistos é por tempo indeterminado e pode entrar em vigor a partir do dia 21 de janeiro.
Pprotestos contra política anti-imigração
A medida surge em um contexto de forte tensão interna nos EUA. O país enfrenta uma onda de mais de mil protestos após a morte de Renee Nicole Good, cidadã norte-americana assassinada durante uma ação da polícia de imigração (ICE), no estado de Minnesota.
O presidente Donald Trump tem acusado comunidades de imigrantes do estado, governado por democratas, de fraude em programas de benefícios sociais. Nesta terça-feira, o republicano atacou diretamente a comunidade somali de Minnesota.
“Minnesota foi invadida por fraudadores somalis que roubam dos contribuintes americanos”, afirmou Trump em declaração pública.
Governo de Minnesota reage
O governador do estado, Tim Walz, rebateu as acusações e afirmou que as ações do presidente representam uma retaliação política, já que Minnesota votou contra Trump em três eleições presidenciais consecutivas.
A suspensão dos vistos amplia o debate sobre a política anti-imigração adotada pelo governo Trump e pode gerar impactos diplomáticos significativos, especialmente se o Brasil confirmar presença na lista de países afetados.
