14 de janeiro de 2026
DestaquesMundo

EUA suspendem vistos e colocam Brasil na lista de países afetados

Os Estados Unidos suspenderam a concessão de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, segundo informações divulgadas pela emissora Fox News. Entre os países possivelmente afetados está o Brasil, além de nações como Rússia, Irã, Afeganistão, Somália, Nigéria, Tailândia, Iraque, Haiti e Iêmen. De acordo com o governo norte-americano, a medida não altera, por enquanto, a emissão de vistos para turismo.

Em comunicado oficial, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que interromperá o processamento de vistos para países cujos imigrantes, segundo o governo, utilizam benefícios sociais em “níveis inaceitáveis”.

“O congelamento permanecerá em vigor até que os EUA possam garantir que os novos imigrantes não irão extrair riqueza do povo americano”, diz a nota oficial.

Objetivo da medida

Ainda de acordo com o Departamento de Estado, a decisão tem como objetivo evitar que novos imigrantes se tornem um “encargo público” ao chegarem aos Estados Unidos. A avaliação levaria em conta fatores como idade, condições de saúde, situação financeira, proficiência em inglês e possível necessidade de cuidados médicos de longo prazo.

Um memorando interno, ao qual a Fox News teve acesso, orienta funcionários de embaixadas e consulados a recusarem pedidos de visto. A medida seguirá enquanto o governo reavalia os critérios de triagem e verificação. O documento também sugere que candidatos idosos ou com sobrepeso possam ter seus pedidos negados.

Brasil pode estar entre os países afetados

Embora a Casa Branca ainda não tenha divulgado oficialmente a lista completa dos países, a Fox News informou que o Brasil está entre eles. A informação veio através do porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, conferindo caráter oficial à divulgação.

Procurado, o Itamaraty não comentou o caso até o momento. A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília também foi acionada, mas ainda não se manifestou.

Segundo a emissora norte-americana, a suspensão da emissão de vistos é por tempo indeterminado e pode entrar em vigor a partir do dia 21 de janeiro.

Pprotestos contra política anti-imigração

A medida surge em um contexto de forte tensão interna nos EUA. O país enfrenta uma onda de mais de mil protestos após a morte de Renee Nicole Good, cidadã norte-americana assassinada durante uma ação da polícia de imigração (ICE), no estado de Minnesota.

O presidente Donald Trump tem acusado comunidades de imigrantes do estado, governado por democratas, de fraude em programas de benefícios sociais. Nesta terça-feira, o republicano atacou diretamente a comunidade somali de Minnesota.

“Minnesota foi invadida por fraudadores somalis que roubam dos contribuintes americanos”, afirmou Trump em declaração pública.

Governo de Minnesota reage

O governador do estado, Tim Walz, rebateu as acusações e afirmou que as ações do presidente representam uma retaliação política, já que Minnesota votou contra Trump em três eleições presidenciais consecutivas.

A suspensão dos vistos amplia o debate sobre a política anti-imigração adotada pelo governo Trump e pode gerar impactos diplomáticos significativos, especialmente se o Brasil confirmar presença na lista de países afetados.

 

Leia mais

Filipe Luís acompanha Flamengo sub-20 contra o Bangu pelo Carioca

Matheus Valadares

INSS muda Programa de Benefícios para reduzir fila de espera

Matheus Valadares

Henri Castelli tem nova convulsão após voltar de exames médicos no BBB26

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!