24.3 C
Manaus
8 de setembro de 2025
Amazonas

Evento virtual da FVS sobre controle da malária durante pandemia reúne 400 participantes

O desafio do controle da malária no Amazonas em tempos de pandemia de Covid-19 foi tema de evento virtual realizado na quinta-feira (05/11), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), com a presença on-line de 400 participantes. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia da Malária nas Américas, comemorado nesta sexta-feira (06/11).

Além de abordar a interferência que o enfrentamento à pandemia de Covid-19 teve na vigilância de atenção ao paciente com malária, a iniciativa também contemplou o debate sobre a importância da oferta do diagnóstico precoce para a eliminação da malária na Amazônia e as experiências no controle da doença, neste período de pandemia.

Como experiência bem sucedida das ações de prevenção, controle e eliminação do mosquito do mosquito Anopheles, o evento abordou as ações realizadas pelos municípios de Tefé e Atalaia do Norte.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, destacou a importância de enfatizar as ações de enfrentamento à malária mesmo durante o período pandêmico de infecção pelo novo coronavírus.

“O evento foi uma oportunidade para lembrarmos que é preciso que todas as ações de controle vetorial, busca ativa, oferta de diagnóstico precoce, tratamento adequado e ações de educação em saúde sejam mantidas e intensificadas”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Malária da FVS-AM, Myrna Barata Machado, com a pandemia e a necessidade de isolamento social como medida de prevenção à Covid-19, as ações de controle tiveram que ser reinventadas.

“Com a pandemia, as secretarias municipais de saúde tiveram que montar novas metodologias para que as ações de controle do mosquito Anopheles, que transmite a malária, fossem realizadas, e o evento também ajudou a compartilhar as experiências municipais”, disse Myrna.

Participaram do evento representantes do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz); Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HDV); Coordenação-Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGZV/SVS-MS).

O evento contou também com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus); Secretaria Municipal de Tefé (Semsa/Tefé); Secretaria Municipal de Saúde de Atalaia do Norte (Semsa/Atalaia do Norte); Subgerência de Entomologia da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (SGENTO/FVS-AM); e Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-AM (DVA/FVS-AM).

Em números – O Amazonas apresenta redução de 20% no número de casos de malária, na comparação entre os primeiros nove meses de 2020 e os de 2019. Dados gerenciados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) apontam para registro de 40.263 casos, e janeiro a setembro de 2020, e 50.342 no mesmo período do ano passado.

No ranking das cidades amazonenses que mais apresentaram registro de casos de malária neste ano estão: São Gabriel da Cachoeira (7.293); Manaus (3.748); Barcelos (3.265); Tapauá (2.779); Santa Isabel do Rio Negro (1.898); Lábrea (1.876); Coari (1.648); Carauari (1.516); Tefé (1.208); Eirunepé (1.153); Atalaia do Norte (1.143); Ipixuna (1.095); Jutaí (1.059); Canutama (977); Manicoré (961) e Maués (928).

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças, como a malária, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA/FVS-AM) via Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Malária (GDTV/DVA/FVS-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. Os contatos específicos do DVA/FVS-AM e GDTV/DVA/FVS-AM são, respectivamente, 3182-8547  e 3182-8542.

Leia mais

Senador Eduardo Braga destina R$ 3,3 milhões para obras de asfalto em Iranduba

Matheus Valadares

TJAM avalia possíveis nulidades em processo contra mãe e irmão de Djidja Cardoso

Matheus Valadares

Motorista morre e passageiro fica ferido em grave acidente no AM

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!