23 de abril de 2025
AmazonasDestaques

Exército realiza cinco ações simultâneas na fronteira da Amazônia Ocidental

Simultaneamente, cinco Pelotões Especiais de Fronteira (PEFs) atuaram, reforçando a presença militar e treinando a resposta rápida na Amazônia Ocidental.

Foto: Divulgação/Exercito

São Gabriel da Cachoeira — Rios vigiados e tropas com tecnologia de ponta mostraram, mais uma vez, a prontidão da 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) durante a Operação Ágata Amazônia 2025, fase Apoena. Simultaneamente, cinco Pelotões Especiais de Fronteira (PEFs) atuaram, reforçando a presença militar e treinando a resposta rápida na Amazônia Ocidental.

Ao longo da semana, mais de 140 militares atuaram para coibir o tráfico de drogas e armas, o contrabando e os crimes ambientais na faixa de fronteira.

A Operação Ágata, iniciada em 2011, faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que integra as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública. Ao final da operação, os resultados desta fase serão divulgados.

Pelotões em ação simultânea:

  • 2º PEF (Querari)

  • 3º PEF (São Joaquim)

  • 4º PEF (Cucuí)

  • 5º PEF (Maturacá)

  • 7º PEF (Tunuí-Cachoeira)

Logística em meio à floresta

Coordenada a partir de São Gabriel da Cachoeira, a operação mobilizou pelotões em pontos estratégicos na tríplice fronteira com Colômbia e Venezuela. Dada a distância, que supera os 360 km até Querari, a logística exigiu transporte fluvial e aéreo — evidência clara da capacidade operacional do Exército em áreas remotas e de difícil acesso.

Defesa ativa na Amazônia

Além disso, a ofensiva reforça o valor estratégico da presença militar na floresta, enfrentando tanto os desafios naturais quanto as ameaças criminosas. A Operação Apoena continua, com novas fases já em planejamento. Enquanto isso, nos rios da Amazônia, a vigilância segue ativa — silenciosa, mas sempre pronta para agir.

Leia mais

Minha Casa, Minha Vida ganha Faixa 4 e reforça cenário favorável para quem quer sair do aluguel

Marcelo Maciel

Manaus: Sine oferece 546 vagas de emprego nesta quinta-feira (24)

Marcilon Souza

Homem finge ser cliente e furta celular em drogaria no bairro Viver Melhor; crime foi registrado por câmeras de segurança

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!