Um manuseio de gás refrigerante terminou com um homem gravemente ferido em Novo Airão, região metropolitana de Manaus, na tarde dessa quarta-feira (13).
Explosão causou mutilação e perfurações
De acordo com testemunhas, Ronaldo tentava cortar a botija quando ocorreu a explosão. A força do impacto dilacerou uma de suas mãos, causou uma perfuração no abdômen e provocou fratura em um dos braços.
Ele recebeu os primeiros socorros no hospital local e, devido à gravidade dos ferimentos, o transferiram para Manaus. Ele deve passar por procedimentos médicos mais complexos.
Perigo ao manusear cilindros pressurizados
Especialistas alertam que cilindros de gás refrigerante, mesmo quando parecem vazios, ainda mantêm alta pressão interna. O uso de ferramentas como maçaricos ou esmerilhadeiras pode provocar explosões violentas, lançando fragmentos metálicos com grande força e colocando a vida de quem manuseia e de pessoas próximas em risco.
Este tipo de acidente reforça a necessidade de que materiais pressurizados sejam descartados com segurança e manuseados apenas por profissionais capacitados.
As autoridades locais investigarão o caso. Ademais, órgãos de segurança reforçam a importância de evitar manipular cilindros ou botijões com ferramentas de corte, especialmente em ambientes não controlados.