A criação de uma versão do Instagram para crianças está na lista de prioridades do Facebook. A plataforma contemplará menores de 13 anos com o objetivo de buscar a segurança dos jovens nas redes.
Quem comandará o projeto é a vice-presidente do Facebook, Pavni Diwanji, que desenvolveu também o YouTube Kids quando trabalhava para o Google. A ideia foi anunciada em uma publicação interna da empresa, segundo o Buzzfeed News.
Atualmente, a política do Instagram não permite a entrada de usuários com menos de 13 anos. Contudo, crianças têm mentido acerca de sua idade para criar suas contas, o que as expõe a diversos riscos e as torna mais vulneráveis a pedófilos.
Novas medidas para proteger jovens foram anunciadas na semana passada, entre elas, uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial, destinada a evitar que crianças criem contas e a impedir que adultos entrem em contato com usuários mais novos que eles não conhecem.
Essa não é a primeira iniciativa do Facebook no que diz respeito ao assunto. No ano de 2017, a equipe criou uma versão do Messenger para crianças, a fim de combater casos de pedofilia no aplicativo de bate-papo.