A Federação Amazonense de Futebol (FAF) confirmou nesta segunda-feira (31) a equipe de arbitragem para a grande final do Campeonato Amazonense 2025. A partida decisiva entre Nacional e Amazonas acontecerá nesta terça-feira (1º), às 20h, na Arena da Amazônia. Assim como na decisão do segundo turno, o VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) estará presente para auxiliar a arbitragem.
O árbitro principal será Rafael Ramos Tourinho, que contará com o apoio das assistentes Anne Kesy Gomes de Sá, árbitra do quadro da FIFA, e Alexsandro Lira de Alexandre. Raimundo José Azevedo de Medeiros exercerá a função de quarto árbitro, enquanto Celso Mota Rezende será o analista de arbitragem.
No VAR, Ivan da Silva Guimarães Júnior ficará responsável pelo árbitro de vídeo, com a assistência de Dimmi Yuri das Chagas Cardoso. Yungo Paiva Macedo atuará como observador de VAR, e Reginaldo Vasconcelos Noronha será o responsável pela análise técnica do sistema, exercendo a função de “quality”.
Decisão entre felinos
A final do Barezão 2025 reunirá os campeões dos dois turnos da competição. Em caso de empate no tempo regulamentar, o título será decidido por pênaltis. O Nacional busca conquistar sua 44ª taça estadual, quebrando um jejum de 10 anos sem títulos. Já o Amazonas, que levantou o troféu pela primeira vez em 2023, tenta conquistar seu segundo título na história.
Escala de arbitragem completa:
-
Árbitro: Rafael Ramos Tourinho
-
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá (FIFA)
-
Assistente 2: Alexsandro Lira de Alexandre
-
Quarto Árbitro: Raimundo José Azevedo de Medeiros
-
Analista de Arbitragem: Celso Mota Rezende
-
VAR: Ivan da Silva Guimarães Júnior
-
AVAR: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso
-
Observador de VAR: Yungo Paiva Macedo
-
Quality: Reginaldo Vasconcelos Noronha