Manaus – O primeiro ano da gestão “A Floresta é a bola da vez” ainda nem terminou e a Federação Amazonense de Futebol (FAF) já começou a alinhar a próxima temporada do futebol baré. Nesta segunda-feira (16), a Federação, junto aos representantes de todos os clubes participantes da elite do futebol amazonense, realizou a primeira reunião de Conselho Técnico do Campeonato Amazonense Série A 2024.
Animado com as iniciativas acordadas na reunião, o presidente da FAF, Ednailson Rozenha, destacou a participação dos clubes em mais uma importante etapa da iminente evolução do futebol local.
“Todos os clubes assinaram o protocolo e, assim, definimos o regulamento. Estamos muito felizes com as novidades implementadas. Teremos um campeonato forte, competitivo, com presença massiva do torcedor amazonense. O nosso futebol segue avançando a passos largos rumo a uma nova era, repleta de conquistas e orgulho”, declarou o mandatário.
Formato de disputa
O Campeonato Amazonense 2024 será disputado em dois turnos de pontos corridos, em que as dez equipes serão divididas em dois grupos de cinco cada. Em cada turno, os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final. Após as fases eliminatórias, a final geral será realizada pelos campeões de cada turno. Caso o campeão do primeiro turno seja o mesmo do segundo, o clube será declarado, automaticamente, campeão amazonense.
Na próxima temporada, o Estadual terá três equipes rebaixadas e, por consequência, somente um clube obterá o acesso à elite, por meio da Série B de 2024. Ou seja, a partir de 2025, o Campeonato Amazonense terá oito participantes e apenas um time será rebaixado.
Incentivo à valorização do futebol feminino
Em virtude da disputa da Copa do Mundo Feminina de 2027, que tem Manaus como candidata a uma das cidades-sedes, os clubes que disputarem o Campeonato Amazonense Masculino da Série A 2024 serão obrigadas a disputarem o Campeonato Amazonense Feminino do mesmo ano.