A Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (AIRMA) informou na manhã desta quarta-feira (10), por meio de uma publicação nas redes sociais, o cancelamento do 35º Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), realizado anualmente no município.
A edição do evento neste ano ocorreria nos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro. Conforme o anúncio da organização, a pandemia e o contingenciamento de verbas para festas e eventos inviabilizou a realização do evento.
O Festival da Canção de Itacoatiara é cancelado pela segunda vez na história do evento, a primeira ocorreu em 2016, quando a festa não alcançou o orçamento mínimo para a realização das atrações programadas, mesmo com os dias de festival reduzidos.
O diretor da AIRMA, Bruno Azedo, pontua que a decisão de não realizar o evento neste ano é em respeito à população. “Consideramos o caos causado pela pandemia da Covid-19 e em respeito à população de Itacoatiara, aos artistas, profissionais envolvidos e acatando recomendação das autoridades sanitárias”, disse.
“Não conseguimos superar a pandemia da Covid-19, e temos visto como as empresas estão com problema de caixa. Além disso, os governos contingenciaram as verbas para festas e eventos. Há muitas dificuldades, também, em conseguir apoio de amigos. Com isso, vamos nos preparar para o futuro. Talvez com a possibilidade de uma versão on-line ou alguma live realizada pelo evento”, completou Bruno.
Para o coordenador geral do Fecani 2020, Manolo Olímpio, além dos problemas sanitários e de calamidade pública, os parceiros, fundamentais para realização do evento, não conseguem ter apoio financeiro.
“Foi necessário o cancelamento do Festival, assim liberamos o calendário, deixando os artistas cientes sobre o cancelamento do Fecani 2020,” disse Manolo.
A próxima edição está prevista para acontecer em setembro de 2021.