14 de setembro de 2025
DestaquesMundo

“Fechar aeroporto não resolve entrada de novas cepas”, diz epidemiologista

Novo Coronavírus SARS-CoV-2 Micrografia eletrônica de varredura colorida de uma célula infectada com uma cepa variante de partículas do vírus SARS-CoV-2 , isolada de uma amostra de paciente. Imagem capturada no Centro de Pesquisa Integrada (IRF) do NIAID em Fort Detrick, Maryland. Crédito: NIAID

Ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), a epidemiologista Carla Domingues afirmou em entrevista à CNN nesta segunda-feira (29) que o fechamento de fronteiras não é uma forma eficaz de combate à cepa Ômicron, descoberta na semana passada no sul da África e que foi classificada como “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a médica, a decisão de proibir voos com origem ou passagem por seis países africanos não impede os “ciclos da pandemia”. “Fechar os aeroportos não vai resolver a entrada de novas cepas nos países. O que precisamos garantir é a vacinação. Essa é a grande chave para evitar a disseminação da doença. Caso contrário, vamos continuar vivendo estes ciclos.”

“Enquanto não tivermos vacinação equitativa e homogênea no mundo, não adianta ter elevada cobertura vacinal em um grupo e termos um continente como a África com 10% de cobertura, porque, se não, vamos dar condições para novas cepas circularem, cepas que as vacinas não funcionam”, completou.

Para a epidemiologista, é importante que países mais ricos e com maior avanço na cobertura vacinal ajudem nações com dificuldades. Segundo a OMS, apenas 0,6% das doses de todo o mundo foram destinadas a países de baixa renda, principalmente na África.

Diante da ameaça da nova variante, Domingues afirmou que o momento é de alerta e que medidas de prevenção devem ser prolongadas.

“Não faz sentido estarmos falando de aglomeração em grandes eventos quando podemos ter o risco de ter uma disseminação importante dessa cepa no nosso país. É preciso voltar a usar máscara, ter o controle do distanciamento social, porque essas são medidas eficazes para evitar a disseminação da doença.”

Na manhã desta segunda (29), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou o cancelamento da festa de Réveillon na capital baiana, alegando falta de segurança sanitária.

Leia mais

Jessie J emociona público em show no The Town 2025 após diagnóstico de câncer de mama

Matheus Valadares

Diego Lopes nocauteia Jean Silva em duelo brasileiro no UFC Noche

Matheus Valadares

Palmeiras goleia Internacional por 4 a 1 com hat-trick de Vitor Roque no Brasileirão

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!