34.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2026
Amazonas

FEI solicita regularização de energia e tarifa social para a comunidade Nações Indígenas

O diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Edivaldo Munduruku, ao lado dos caciques Sebastião Kokama e Jair Miranhã, esteve na manhã da última quarta-feira (16/09) na sede da Amazonas Energia, para tratar da regularização da distribuição de energia elétrica e da Tarifa Social na comunidade Nações Indígenas, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

“Estivemos conversando com o representante da companhia de energia, que prontamente se colocou à disposição para regularizar a situação dos parentes que vivem na comunidade Nações Indígenas, bem como a solicitação da tarifa social para as famílias que são de baixa renda”, comentou o diretor-presidente da FEI, que se reuniu com o diretor de Clientes da Amazonas Energia, Marcelo de Lima.

De acordo com a Lei nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010, e o Decreto nº 7.583, de 13 de outubro de 2011, que regulamentam esse benefício, a tarifa social, caracterizada por descontos incidentes sobre a tarifa aplicável à classe residencial das distribuidoras de energia elétrica, será calculada de modo cumulativo, e todos os consumidores de energia com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo e que estejam incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) serão beneficiários.

“Saímos desta reunião confiantes e esperançosos pela regularização dessa situação, e com o apoio da Fundação, através do parente Xinanã, esperamos que nosso povo possa ter o seu abastecimento de energia legalizado e com a tarifa social. Não queremos nada de graça, mas também poder contribuir com o governo através dos nossos impostos”, finalizou o cacique da comunidade, Jair Miranhã.

Formada em abril de 2011, por 13 etnias, entre elas Miranhã, Kokama, Mura, Munduruku, Kambeba, Pira-Tapuya, a comunidade Nações Indígenas conta atualmente com 362 famílias, somando aproximadamente 3 mil pessoas, todos trabalhadores informais, em situação de vulnerabilidade social.

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!