A Fifa anunciou nesta segunda-feira (30) que Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) está banido de todas as atividades relacionadas ao futebol pelos próximos três anos.
A decisão foi tomada pelo Comitê Disciplinar da entidade a partir dos acontecimentos na cerimônia de premiação da Copa do Mundo feminina, quando o dirigente deu um beijo sem consentimento em Jenni Hermoso.
O banimento por três anos vem após a primeira punição a Rubiales, que havia sido de 90 dias. É importante frisar que a punição anunciada pela Fifa em nada interfere os processos judiciais que o ex-dirigente da RFEF tem em aberto.
Veja abaixo o comunicado:
O Comitê Disciplinar da FIFA proibiu Luis Rubiales, antigo presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), de todas as atividades relacionadas com o futebol a nível nacional e internacional durante três anos,por violação do artigo 13 do Regulamento Disciplinar da FIFA.
Este caso refere-se aos acontecimentos ocorridos durante a final da Copa do Mundo Feminina da FIFA, em 20 de agosto de 2023 , pela qual o Sr. Rubiales foi suspenso provisoriamente por um período inicial de 90 dias.
Rubiales foi notificado nesta segunda dos termos da decisão do Comitê Disciplinar da FIFA. De acordo com as disposições pertinentes do Código Disciplinar, ele tem dez dias para solicitar uma decisão fundamentada, que, se solicitada, será posteriormente publicada legalmente em FIFA.com. A decisão permanece sujeita a um possível recurso perante o Comitê de Apelações da FIFA.
A FIFA reitera o seu compromisso absoluto em respeitar e proteger a integridade de todas as pessoas e em garantir que as regras básicas de conduta decente sejam respeitadas.