A Federação Amazonense de Futebol (FAF) confirmou nesta segunda-feira (10), as datas e horários dos confrontos das finais do Barezão, entre Amazonas e Manauara. Além dos finalistas, o palco decisão será inédito na história do futebol local: o estádio Carlos Zamith.
Desde quando a Arena da Amazônia foi inaugurada em março de 2014, essa será a primeira vez que o principal palco do futebol baré não receberá a final do Estadual, sendo o primeiro ou o segundo duelo da decisão.
A última vez que o palco da Copa de 2014 não havia sediado a final do Estadual foi justamente no ano do Mundial. Em 2014, os dois jogos da decisão entre Nacional e Princesa foram disputados no Sesi. O Naça, inclusive, ficou com o título.
Vale o destaque que a inauguração oficial da Arena da Amazônia aconteceu no dia 9 de março de 2014. Ela foi construída no lugar onde era o estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão.
Desde que foi inaugurado, em julho de 2014, o estádio Carlos Zamith nunca sediou uma partida de final do Estadual. O jogo mais decisivo disputado no local foi o das quartas de final da Série D 2022, que marcou o acesso do Amazonas para a terceira divisão nacional.
Em 2023, o Zamith recebeu 12 jogos, seis com mando do Amazonas e cinco do Manauara. Além desses dois clubes, o Iranduba mandou um jogo no local.
A curiosidade é que o primeiro jogo do ano disputado no estádio foi justamente entre Amazonas e Manauara. O Robô venceu por 2 a 0, na primeira rodada do Barezão.
O primeiro jogo da final do Barezão acontece no próximo sábado (15), no estádio Carlos Zamith, às 15h30. A partida da volta será em 22 de abril, no mesmo local e horário.