26 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Fiocruz deve iniciar produção da vacina da Covid só em abril

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve começar a produzir uma vacina contra a Covid-19 só a partir de abril de 2021. A informação é do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos do Ministério da Saúde, Helio Angotti Neto.

Segundo Neto, o Brasil deve receber os insumos para a produção da vacina, que ainda está em fase de testes, em dezembro. Já a produção deve ficar para abril.

A vacina em questão é a desenvolvida pelo laboratório britânico AstraZeneca em conjunto com a Universidade de Oxford.

No mês passado, o governo federal já havia firmado um acordo de R$ 1,9 bilhão para obter pelo menos 100 milhões de doses da vacina, além da transferência da tecnologia do antídoto.

O acordo garante que o Brasil terá, ainda em dezembro, insumos para 30 milhões de doses. As outras 70 milhões de doses devem ser produzidas ao longo do primeiro trimestre de 2021.

— Se espera que o insumo comece a ser entregue a partir de dezembro. E uma vez entregue, a partir de dezembro, ele comece a ser processado e chegue à população em janeiro. Tudo isso caso o registro seja obtido junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) […]. E esperamos que a partir de abril de 2021, a Fiocruz já tenha capacidade de produção interna da vacina — disse Neto.

Leia mais

Argentina investiga suposto esquema de corrupção envolvendo irmã de Javier Milei

Matheus Valadares

Após bebedeira, idoso é encontrado morto em balneário de Manacapuru

Matheus Valadares

STF reforça policiamento na casa de Bolsonaro após risco de fuga

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!