29.3 C
Manaus
3 de maio de 2024
CidadeDestaques

Fiocruz diz que AM vivencia tendência de estabilidade em casos e internações pela Covid-19

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) afirmou, nesta terça-feira (10), que o Amazonas vivencia uma tendência de estabilidade do número de casos e internações pela Covid-19. Nas últimas semanas de setembro, o estado voltou a ter alta da doença, após quatro meses de flexibilização da quarentena.

A análise da Fiocruz consta na terceira nota técnica enviada ao Governo do Amazonas sobre o comportamento da doença no estado. O principal indicador é a taxa de incidência dos casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), até a 44ª Semana Epidemiológica – de 22 a 31 de outubro.

O Amazonas, que enfrentou colapso no sistema de saúde e funerário, entre abril e maio, flexibizou a quarentena por quatro meses, a partir de junho. A partir de setembro, com um novo avanço da doença, os hospitais voltaram a lotar e o governo decretou o fechamento de bares, praias e flutuantes.

Até esta terça-feira, o estado registrava mais de 16 mil casos confirmados de Covid-19, com mais de 4,6 mil mortes.

A nota técnica da Fiocruz reforça a necessidade de continuar com as medidas adotadas para impedir contatos efetivos, mas, principalmente, “fortalecer vigilância de casos e óbitos, aumentar a testagem, monitorar e reforçar a assistência em diferentes níveis de atuação”.

O enfoque do estudo é nas regionais de saúde e três macrorregiões do estado: macrorregião CENTRAL (Entorno de Manaus e Alto Rio negro, Rio Negro e Solimões e regional do rio Purus); Macrorregião LESTE (Médio Amazonas, Baixo Amazonas e Rio Madeira); e Macrorregião OESTE (Rio Juruá, Alto Solimões e Triângulo).

A Fiocruz também esclarece que o relaxamento das medidas de contenção da Covid-19 é “condição importante para o recrudescimento dos níveis epidêmicos, e portanto, devem ser monitoradas, de forma a ser feita de maneira criteriosa”.

A nota conclui reforçando que o Amazonas está entrando no período de maior receptividade à circulação de vírus respiratórios, por conta do inverno amazônico. Por isso, a instituição recomenda ampliar a vigilância laboratorial para suporte à adequação dos serviços de saúde e a atenção aos pacientes portadores de SRAG.

Leia mais

Ministro Alexandre de Moraes manda soltar Mauro Cid

Matheus Valadares

Campanha do Shopping Ponta Negra oferece brindes para clientes

Marcilon Souza

Em Manaus, casal fica ferido em acidente de trânsito na Avenida do turismo

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais