Gonzalo Plata é o mais novo reforço do Flamengo. Aos 23 anos, o equatoriano assinou contrato com o Rubro-Negro e passa a reforçar o setor ofensivo que conta com nomes como Pedro, Gabigol e Bruno Henrique, entre outros. Plata assinou com o clube carioca até agosto de 2029.
O acordo foi finalizado nesta semana, com as presenças de Marcos Braz e Bruno Spindel, vice-presidente e diretor de futebol, na Europa. O atleta já está no Rio de Janeiro.
O equatoriano é o quarto reforço do Flamengo nesta janela de transferências e estará à disposição de Tite para as retas finais do Brasileirão, da Libertadores e da Copa do Brasil.
Quem é Gonzalo Plata
Gonzalo Plata, de 23 anos, foi formado no Independiente Del Valle, do Equador. O atacante estava no Al Saad, do Catar, mas defendeu o Valladolid-ESP, e o Sporting-POR, entre 2018 e 2023.
Em 2023/24, o equatoriano fez a temporada mais expressiva de sua carreira: 12 gols e oito assistências em 33 partidas pelo clube catari, que investiu 12 milhões de euros em sua contratação.
A janela do Flamengo
Vivo nas três frentes – Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores – e com o elenco atingido por lesões físicas, o Flamengo mudou a postura no mercado nas últimas semanas.
Na última quinta (22), anunciou o retorno de Michael, que já estreou com gol no domingo (25). Alex Sandro foi anunciado nesta segunda (26) e chegou ao Rio nesta sexta (30).
O atacante e o lateral-esquerdo chegam para suprir as ausências de Everton Cebolinha e Matías Viña, que passaram por cirurgias e só voltam a atuar pelo Flamengo em 2025.
Outro reforço confirmado é Carlos Alcaraz. O meia argentino chega ao Ninho do Urubu com contratado até 2029 após passagens pelo Southampton, da Inglaterra, e Juventus, da Itália.