No Pará, deu taça. No Rio de Janeiro, pintou a liderança. Os dois jogos do Flamengo com o Botafogo são especiais para o Mengão no início desta temporada. Nesta quarta-feira (12), no reencontro das equipes após a Supercopa, o Mais Querido assumiu a ponta do Campeonato Carioca ao vencer o rival por 1 a 0, gol de Léo Ortiz, no Maracanã.
Com o resultado, o Flamengo pulou para os mesmos 17 pontos do Volta Redonda. Contudo, o time de Filipe Luís leva vantagem nos critérios de desempate. Por outro lado, o Botafogo vive situação dramática: fora do G4, faltando duas rodadas para o fim da fase de classificação do Campeonato Carioca. O duelo desta quarta-feira (12) aconteceu pela sétima jornada (atrasada). Ambos somam nove partidas na competição.
PRIMEIRO TEMPO BRIGADO E DE POUCAS CHANCES
Mesmo com o time reserva, o Flamengo começou com tudo. Logo no primeiro minuto, Luiz Araújo achou bom passe para Juninho. O ex-Qarabag (AZE) ficou cara a cara com John, que executou grande defesa. Pouco depois, aos 12′, o camisa 23 sentiu a coxa e pediu para sair, dando lugar a Bruno Henrique, o Rei dos Clássicos.
O jogo ficou muito brigado ao longo do primeiro tempo, sem grandes emoções e muitas faltas, com disputas de bola. Os botafoguenses reclamaram de uma falta de De La Cruz, que acertou o rosto do adversário, com a arbitragem dando cartão amarelo. Por outro lado, os rubro-negros lamentaram o fato de Barboza ter saído de campo sem cartão, após tirar Juninho de campo com chegada dura sem bola e depois de ter feito infração sendo o último homem em Bruno Henrique.
Nos acréscimos, o Botafogo deu o primeiro chute a gol, com Alex Telles, de fora da área, que foi encaixado pelo goleiro Matheus Cunha. Em uma etapa inicial de poucas emoções, o Flamengo teve mais controle do jogo, 63% de posse de bola, 5 a 2 em finalizações, mas pouco conseguiu assustar John. A falta de entrosamento do time misto pesou.
DUPLA DE ZAGA RESOLVE NO SEGUNDO TEMPO
Assim como no primeiro tempo, o Flamengo começou com tudo na etapa complementar. No entanto, o resultado foi diferente: saiu gol. Aos nove minutos, Arrascaeta bateu falta na área, Danilo escorou de cabeça e Léo Ortiz mandou para o fundo das redes, abrindo o placar! Mengão 1 a 0!
Posteriormente, Danilo, que resolveu na frente, salvou atrás um gol certo do Botafogo. É verdade que a arbitragem marcou impedimento na conclusão do lance, mas o capitão da Seleção Brasileira fez a torcida rubro-negra vibrar. Aos 15 minutos, começou o controle de carga de Filipe Luís, quando Everton Cebolinha e De La Cruz foram substituídos por Erick Pulgar e Gerson, poupados nesta quarta-feira (12).
Com 28 minutos, um lance impressionante! Léo Ortiz errou na saída de bola, e o Botafogo chegou na área. Após cruzamento, Igor Jesus cabeceou, a bola passou por Matheus Cunha, e Varela salvou em cima da linha. O uruguaio vibrou muito após o lance. Na reta final, o Botafogo até assustou aos 42 minutos, em chute de Lobato, mas Matheus Cunha jogou para escanteio.
Coluna do Flamengo****