O Flamengo confirmou seu nono título do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira ao vencer o Ceará por 1 a 0, no Maracanã. O Rubro-Negro repete o feito de 2019 ao encerrar a temporada com conquistas no Brasil e na América do Sul, após levantar também a taça da Libertadores no último sábado.
O gol do título foi marcado por Samuel Lino, que coroou a campanha após ter sido alvo de críticas pelo baixo número de gols, apesar do alto investimento feito pelo clube em sua contratação.
Apesar do placar apertado, o Flamengo dominou amplamente a partida. Em situação delicada na tabela e ameaçado pelo rebaixamento, o Ceará pouco conseguiu criar e não levou perigo ao gol defendido por Rossi.
Retrospecto e números da campanha
O Flamengo não conquistava o Brasileirão desde 2020. Neste século, o clube também venceu em 2019 e 2009, além dos títulos obtidos em 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992.
Na edição atual, o time somou:
- 23 vitórias
- 9 empates
- 5 derrotas
- 75 gols marcados – melhor ataque do campeonato
- 24 gols sofridos – melhor defesa da competição
Uma campanha sólida e dominante, garantindo o título com uma rodada de antecedência.
Intercontinental pela frente
Ainda resta uma partida no Brasileirão, mas a tendência é que o Flamengo poupe seus titulares, já que o time disputará a Copa Intercontinental, no Qatar. O duelo será contra o Mirassol, no domingo, no Maião — ainda com possibilidade de mudança de data e horário.
A estreia no torneio internacional acontecerá na próxima quarta-feira, contra o Cruz Azul, do México, no clássico conhecido como Derbi das Américas. O confronto está marcado para às 14h (de Brasília).
Festa no Maracanã
Depois de conquistar a Libertadores no fim de semana, a atmosfera no Maracanã era de pura celebração. A torcida rubro-negra empurrou o time do início ao fim, transformando o estádio em um grande palco de festa para celebrar mais um título nacional.
