29.3 C
Manaus
13 de novembro de 2024
DestaquesEsportes

Flamengo doutrina o Atlético-MG e conquista 5º título da Copa do Brasil

FOTO/REPRODUÇÃO

A tarde deste domingo (10) foi de festa para o Flamengo, que se sagrou campeão da Copa do Brasil 2024, ao superar o Atlético-MG por 1 a 0. Em Belo Horizonte, o Rubro-Negro conquistou o penta e se tornou o primeiro clube a conquistar um título dentro da Arena MRV. Além disso, Filipe Luís levantou o primeiro troféu como técnico de uma equipe profissional.

A tarde deste domingo (10) foi de festa para o Flamengo, que se sagrou campeão da Copa do Brasil 2024, ao superar o Atlético-MG por 1 a 0. Em Belo Horizonte, o Rubro-Negro conquistou o penta e se tornou o primeiro clube a conquistar um título dentro da Arena MRV. Além disso, Filipe Luís levantou o primeiro troféu como técnico de uma equipe profissional.

Com 13 minutos do primeiro tempo, de falta, Hulk soltou a bomba de canhota. Bem colocado, Rossi fez a primeira defesa, espalmando e, depois, agarrou em definitivo, no rebote. Por outro lado, o Flamengo respondeu aos 16′. Isso porque, o Fla chegou ao ataque com Gabigol, que recebeu de Michael na ponta esquerda da área e chutou cruzado. A bola desviou em Lyanco e passou com muito perigo na frente do gol de Everson.

Dessa forma, com o jogo corrido, aos 18 minutos, Hulk recebeu na entrada da área e soltou nova pancada de canhota e de primeira. Rossi defendeu de qualquer jeito num primeiro momento e, em seguida, de um carrinho na bola para afastar o perigo.

PRESSÃO DO MENGO

Com 24 minutos, o Flamengo teve a melhor chance de gol em grande tabela de Wesley com Gerson na direita. O lateral chegou na linha de fundo e cruzou para trás. Arrascaeta, de peixinho, mandou por cima do gol de Everson.

E só deu Mengão! Isso porque, pressionando o Atlético-MG, o Flamengo teve nova chance aos 27′. Em resumo, Wesley voltou a encontrar espaço pela direita, invadiu a área e cruzou, porém, sem ninguém para desviar. Na sequência, a bola ficou com Evertton Araújo na frente da área. Por fim, o jogador dominou, ajeitou o corpo e deu de chapa no canto do gol do rival mineiro.

Tentando responder à pressão do Flamengo, o Atlético-MG teve boa oportunidade aos 29 minutos do primeiro tempo. No lance, Arana recebeu bom passe de Scarpa na frente da área e arriscou o chute forte de canhota. Contudo, a bola saiu com perigo por cima do gol de Rossi.

Com 35 minutos, a defesa do Flamengo se atrapalhou na saída de bola. Com isso, Rossi deu um passe ruim para Pulgar, que tentou devolver, mas entregou no peito de Paulinho. O atacante do Atlético-MG dominou e finalizou, mas, o goleiro rubro-negro conseguiu se recuperar em defesa à queima-roupa.

ARBITRAGEM ROUBANDO A CENA

Já aos 36 minutos, o árbitro Raphael Claus deu cartão amarelo para Lyanco por falta dura em Arrascaeta. Apesar disso, jogadores do Flamengo pediram cartão vermelho, visto que o zagueiro era o último atleticano antes do Rossi. Porém, o juiz manteve a decisão, que causou revolta nos atletas e na torcida do Fla.

Para ‘compensar’, Raphael Claus deu um cartão amarelo para Erick Pulgar, que parou o contra-ataque do Atlético-MG. A falta de critério da arbitragem, claro, aumentou ainda mais a revolta a torcida do Flamengo. Apesar disso, o Mais Querido foi para o intervalo com vantagem no placar agregado, visto que o primeiro duelo, no Maracanã, terminou 3 a 1 para o Fla.

SEGUNDO TEMPO

Apesar da necessidade do Atlético-MG em buscar o resultado, o segundo tempo começou com boa chance para o Flamengo. Logo aos seis minutos, Rossi cobrou tiro de meta com um lindo lançamento para Bruno Henrique. Veloz, o camisa 27 partiu nas costas da defesa do rival mineiro, invadiu a área e finalizou de canhota, mas Everson defendeu com o rosto.

Contudo, a partir dos oito minutos, o Atlético-MG conseguiu pressionar o Flamengo. No lance, Kardec ajeitou de cabeça para Scarpa na direita da área. O meia dominou, bateu colocado e a bola desviou no meio do caminho, saindo à direita do gol de Rossi.

Aos 17 minutos, o Flamengo entrou de vez no jogo. Após tiro de meta de Rossi, Alex Sandro deu a casquinha. Na sequência, Bruno Henrique ganhou na dividida com Saravia, saiu cara a cara com Everson e tentou de cobertura, mas o goleiro do Atlético-MG defendeu.

A pressão do Flamengo continuou! Com 20′, ótimo ataque do Mais Querido com Wesley, que lançou Bruno Henrique. Saravia cortou, e a bola sobrou limpa para Michael. O atacante decidiu dominar e driblar Everson, mas o goleiro do time mineiro levou a melhor e conseguiu fazer a defesa.

SÓ DÁ FLAMENGO

Seguindo a pressão, aos 21 minutos, Gerson fez boa jogada pela direita da área e cruzou rasteiro. Michael parecia chegar inteiro para finalizar, mas Battaglia fez corte providencial dentro da pequena área do Atlético-MG, evitando o gol rubro-negro.

Com 35 minutos do segundo tempo, o Flamengo perdeu mais uma grande chance de matar de vez o jogo. Isso porque, Plata recebeu na área e cruzou rasteiro na segunda trave, onde Alex Sandro chegou sozinho finalizando, mas Everson se recuperou e fez a defesa.

Na sequência, Gerson tentou o chute, a bola desviou e subiu. Plata cabeceou por cima de Everson, e a bola caminhou para fora. Com 36′, o Atlético-MG pressionou no ataque, a bola ficou viva na área, Kardes teve a chance de empurrar para o gol vazio, mas furou de maneira inacreditável e a defesa do Flamengo conseguiu afastar.

O GOL DO TÍTULO

Aos 37 minutos, após contra-ataque, Bruno Henrique lançou Plata, que saiu do campo de defesa. O equatoriano deu um drible desconcertante em Saravia, invadiu a área e deu um toquinho com muita categoria de cobertura sobre Everson para abrir o placar e deixar o Flamengo com as mãos na taça.

Apesar da confusão generalizada nas arquibancadas e até mesmo entre os jogadores no gramado, o Flamengo conquistou o título dentro das quatro linhas. Soberano no jogo de ida e pressionando o Atlético-MG na Arena MRV na maior parte da partida, o Rubro-Negro levantou a taça da Copa do Brasil pela quinta vez na história.

PRÓXIMO PASSO

Agora, o Flamengo vira a chave para focar na disputa do Campeonato Brasileiro. Contudo, o adversário é o mesmo da final da Copa do Brasil: Atlético-MG. As equipes se reencontram na quarta-feira (13), pela 33ª rodada do Brasileirão. A partida acontece no Maracanã, a partir das 20h (horário de Brasília).

 

FOTO/REPRODUÇÃO

Coluna do Flamengo

Leia mais

Manaus Previdência instrui agentes de RH para agilizar trâmites de aposentadoria e pensão

Marcilon Souza

BC leiloará US$ 4 bi de reservas internacionais para segurar dólar

Matheus Valadares

Ministro do Supremo mantém suspensão de emendas parlamentares

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais