Com propostas diferentes de jogo, Flamengo e Grêmio empataram por 1 a 1 neste domingo (31), no Maracanã, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. O Rubro-Negro teve mais posse de bola e buscou o ataque com frequência, enquanto o Tricolor Gaúcho se fechou e explorou os contra-ataques.
No segundo tempo, Arrascaeta abriu o placar para o Flamengo em contra-ataque rápido, após passe de Pedro. O empate do Grêmio veio de forma inusitada: em cobrança de pênalti dentro da área, o goleiro Thiago Volpi deslocou Rossi e marcou seu primeiro gol com a camisa do Tricolor Gaúcho.
Situação na tabela
O resultado mantém o Flamengo na liderança, com 47 pontos, três a mais que o segundo colocado, Cruzeiro. O Grêmio, por sua vez, sobe para a 12ª posição, com 25 pontos. Devido à Data Fifa, os times só voltam a campo daqui a duas semanas: o Flamengo enfrenta o Juventude, no dia 14 de setembro, às 16h, no Alfredo Jaconi, enquanto o Grêmio recebe o Mirassol no dia 13, também às 16h.
Principais lances
Na primeira etapa, Rossi e Gabriel Brazão quase não participaram, com o Flamengo buscando propor o jogo, mas encontrando resistência da trinca de volantes do Grêmio. As melhores oportunidades vieram com Pedro, mas o goleiro Volpi fez grandes defesas.
No segundo tempo, o Flamengo intensificou o ataque, com chances de Léo Ortiz, Saúl, De la Cruz e Léo Pereira. Arrascaeta aproveitou uma saída rápida do Grêmio e marcou o gol rubro-negro. O empate saiu em pênalti cometido por Ayrton Lucas e cobrado pelo próprio Thiago Volpi.
O Flamengo diminuiu o ritmo após os 30 minutos, cedendo espaço para que o Grêmio se aproximasse do ataque, mas o placar permaneceu 1 a 1.