O Flamengo venceu o Atlético-MG por 1 a 0 na noite deste domingo (27), em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025. O jogo foi realizado fora de casa e teve como destaque o zagueiro Léo Ortiz, autor do gol da vitória.
Com o resultado, o Flamengo chegou aos 36 pontos e se isolou na liderança da competição, ultrapassando o Cruzeiro, que perdeu para o Ceará por 2 a 1 e caiu para a segunda colocação.
Primeiro tempo movimentado e com polêmicas
Logo aos 5 minutos, a defesa do Flamengo se atrapalhou. Viña recuou mal para Rossi, e o atacante Rony quase abriu o placar para o Atlético-MG. No entanto, Varela salvou o Rubro-Negro em cima da linha.
Aos 20 minutos, o Flamengo teve boa chance. Pedro tocou para Bruno Henrique, que limpou o marcador e chutou de esquerda, mas a bola passou perto do gol.
Aos 27 minutos, o Flamengo reclamou de um pênalti não marcado. Bruno Henrique foi derrubado na área por Junior Alonso, mas o árbitro Ramon Abatti Abel mandou o jogo seguir.
Em seguida, aos 35 minutos, o árbitro marcou um pênalti para o Atlético-MG após falta em Plata. Após análise no VAR, ele voltou atrás e cancelou a penalidade. O jogador do Galo ainda recebeu cartão amarelo. O Flamengo reclamou de que a falta foi no último homem e exigiu expulsão, sem sucesso.
Antes do intervalo, outra reclamação: Arrascaeta foi empurrado na área, mas o árbitro novamente ignorou o lance.
Segundo tempo e gol da vitória
O segundo tempo começou com menos intensidade, mas o Flamengo manteve a posse de bola e pressionou. Aos 29 minutos, Luiz Araújo cobrou falta na área e Léo Ortiz subiu de cabeça para marcar o único gol da partida: 1 a 0 Flamengo.
Flamengo líder do Brasileirão
Com a vitória, o Flamengo somou 36 pontos, reassumindo a liderança isolada do Brasileirão 2024. O Cruzeiro permaneceu com 34 pontos, após derrota para o Ceará.
Próximo compromisso: Copa do Brasil
Agora, o Rubro-Negro muda o foco para a Copa do Brasil. Na próxima quinta-feira (31), Flamengo e Atlético-MG voltam a se enfrentar, desta vez pelas oitavas de final, no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília).