No primeiro jogo com o elenco principal em 2026, o Flamengo foi superior e venceu o Vasco por 1 a 0, com um golaço de Carrascal, pelo Campeonato Carioca. O resultado levou o Rubro-Negro aos mesmos quatro pontos do rival, agora no Grupo B, e ampliou a invencibilidade no clássico para 13 partidas.
O Vasco jogou boa parte do segundo tempo com um a menos, após a expulsão direta do volante Barros aos quatro minutos por falta dura em Carrascal. Antes da bola rolar, uma festa com pirotecnia atrasou o início da partida em nove minutos, devido à fumaça que prejudicou a visibilidade.
O Flamengo poupou seis jogadores: Andrew, Arrascaeta, Ayrton Lucas, Danilo, De la Cruz e Jorginho. Ainda assim, decidiu mudar o planejamento e escalar profissionais após somar apenas um ponto nos três primeiros jogos, disputados com o time sub-20, ficando ameaçado pelo quadrangular do rebaixamento.
Do lado vascaíno, a principal ausência foi Rayan, fora da lista por conta de negociações avançadas com o Bournemouth. O clube inglês pagará 35 milhões de euros à vista, com 70% destinados ao Vasco. O atacante abriu mão de parte dos direitos para viabilizar a transferência imediata.
