O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) liderou o Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP) ao fim de 2025 e na primeira quinzena de janeiro de 2026. O levantamento é da consultoria Datrix que avalia a atuação de pré-candidatos nas redes sociais.
O estudo indica que, em dezembro, Flávio obteve 36 pontos no IDP, à frente do governador Ronaldo Caiado (32) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (27). Já em janeiro, ele manteve a liderança com 33 pontos, seguido por Caiado com 31 e Romeu Zema com 29 pontos.
Segundo o CEO da Datrix, João Paulo Castro, a presença digital de Flávio Bolsonaro se amplificou com o anúncio de sua pré-candidatura. Assim, ele aparece no centro de debates sobre temas como a crise na Venezuela, que impulsionaram sua visibilidade.
Todavia, Lula segue crescendo em suas próprias plataformas, mas enfrenta desafios por causa de pautas externas que dominam a discussão nas redes.
A metodologia do IDP considera fatores como engajamento nas redes, menções por formadores de opinião, o tom das citações e o interesse do público em buscas na internet. O índice varia de -100 a 100, permitindo comparar a atuação digital dos nomes cotados à Presidência da República em 2026.
O levantamento também aponta avanços de governadores da direita nas redes sociais, como Caiado e Zema, que cresceram em meio à indefinição sobre candidaturas na oposição, embora manter esse desempenho seja um desafio à medida que a campanha eleitoral esquenta.
