O Ministro da Justiça, Flávio Dino, comunicou nesta quinta-feira (12), que entrou em contato com o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, informando que a pasta enviará reforços da Força Nacional para auxiliar no combate aos incêndios florestais que atingem o Amazonas.
Desde a quarta-feira (11), a capital Manaus tem estado encoberta sob uma densa fumaça trazida pelo vento e causada pelos incêndios na região metropolitana. De acordo com o Ibama, os principais focos estão nas cidades de Careiro e Autazes e são causados por agropecuaristas.
Nesta sexta-feira (13), haverá uma entrevista coletiva sobre o assunto com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, os presidentes do Ibama, Rodrigo Agostinho e do ICMBio, Mauro Pires, junto com representantes do Inpe/MCTI e da Defesa Civil/MIDR no auditório do Ibama, em Brasília.
Qualidade do ar
O acúmulo de fumaça colocou a cidade de Manaus entre as cidades com pior qualidade do ar no mundo na quarta-feira (11). Os dados foram coletados pela plataforma Selva, que monitora a qualidade do ar da capital amazonense.
Em uma escala que vai de 0 a 160 µg/m3, Manaus chegou a atingir 499 µg/m3, entre 8h e 9h do último dia 11.