O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, ironizou nesta quarta-feira (30) a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar os vistos de entrada de ministros da Corte e seus familiares. A declaração ocorreu durante uma palestra em São Luís, no estado do Maranhão.
“Não sei se o Mickey e o Pateta vão sentir falta de mim. E se o preço for não conviver com eles, é um preço pequeno, perto da magnitude do que nós estamos tratando aqui”, disse Dino.
Revogação de vistos aconteceu após operação contra Bolsonaro
O anúncio da revogação dos vistos veio pelo governo norte-americano no último dia 18 de julho. A notícia aconteceu dias após uma operação da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação foi interpretada como parte de uma escalada de tensões entre o Judiciário brasileiro e o governo dos EUA.
Na época, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que a gestão do presidente Donald Trump tomaria medidas contra aqueles que, segundo ele, são responsáveis por “censura à liberdade de expressão” no Brasil.