O Fluminense é o único representante brasileiro nas semifinais do Mundial de Clubes da FIFA 2025, que acontece nos Estados Unidos. Nesta terça-feira (8), o Tricolor encara o Chelsea, da Inglaterra, em Nova Jersey, em busca de uma vaga inédita na grande final do torneio.
A partida será disputada no MetLife Stadium, que tem capacidade para 82,5 mil torcedores, e está marcada para as 16h (horário de Brasília).
Mudanças no time titular do Fluminense
Primeiramente, o time de Renato Gaúcho terá ao menos duas alterações em relação ao time que venceu o Al-Hilal por 2 a 1 na última sexta-feira (4). Os jogadores Freytes (lateral-esquerdo) e Martinelli (volante) estão suspensos após acumularem dois cartões amarelos.
Como substitutos, o treinador deve escalar o lateral Renê, canhoto, e o volante Hércules. Este último tem se destacado ao entrar no segundo tempo e marcar gols importantes, incluindo contra o Inter de Milão e o próprio Al-Hilal. Agora, ele pode começar a partida como titular.
Preocupações na lateral direita
Ademais, outra possível mudança está na lateral direita. Samuel Xavier sentiu dores musculares e pode não entrar em campo. Com isso, Guga surge como o principal nome para assumir a posição.
Renato Gaúcho adota cautela contra o Chelsea
Durante entrevista coletiva na segunda-feira (7), Renato Gaúcho destacou que o confronto será um verdadeiro “jogo de xadrez”. O treinador frisou a importância da posse de bola, especialmente devido ao forte calor no horário do jogo.
“Estudei bastante o adversário, da mesma forma que eles estudaram o Fluminense. Vamos tomar os devidos cuidados. Ter a posse será essencial, pois correr atrás da bola sob esse calor é desgastante. Quem aproveitar melhor as poucas chances, será o vencedor”, afirmou o técnico.
Desfalques e reforços no Chelsea
O técnico italiano Enzo Maresca também terá problemas para escalar o Chelsea. Estão suspensos o atacante Liam Delap e o zagueiro Levi Colwill, ambos punidos com o segundo cartão amarelo diante do Palmeiras. Além deles, o meia-atacante Romeo Lávia segue no departamento médico.
Por outro lado, o Chelsea conta com reforços importantes. O atacante brasileiro João Pedro, recém-chegado ao clube, deve começar jogando. O meio-campista Moisés Caicedo, que cumpriu suspensão, está de volta ao time titular.
Rumo à final do Mundial de Clubes
O Fluminense chega à semifinal com a melhor campanha entre os clubes brasileiros, superando Botafogo, Flamengo e Palmeiras. Portanto, uma vitória simples garante o time carioca na final, que será disputada no domingo (13). O adversário sairá do confronto entre Paris Saint-Germain e Real Madrid, marcado para quarta-feira (9).
Sendo assim, em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação. Se a igualdade persistir, a vaga será decidida nos pênaltis.