30.3 C
Manaus
8 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Fotógrafo do Estadão é demitido após registrar gesto obsceno de Alexandre de Moraes em estádio

Alex Silva, profissional com 23 anos de casa, diz que jornal não deu o devido destaque à imagem que viralizou nas redes

Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

O jornal O Estado de S. Paulo decidiu demitir o fotógrafo Alex Silva, 63, após registrar uma imagem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fazendo um gesto obsceno. Na ocasião, o ministro acompanhou a partida de futebol entre Corinthians e Palmeiras, no último dia 30 de julho, na Neo Química Arena. O jogo ocorreu na semana passada.

Primeiramente, Silva, que trabalhava há 23 anos na editoria de fotografia do veículo e é especialista em coberturas esportivas, alega que não recebeu justificativas concretas para o desligamento. Todavia, ele afirmou ao portal Metrópoles que o Estadão deu pouco destaque à imagem, que viralizou nas redes sociais e teve ampla repercussão.

“Acho que o jornal escondeu a foto. Eu reclamei isso com eles. Deram pouco espaço na home e não deram na capa”, disse o fotógrafo, acrescentando que a demissão foi atribuída a mudanças internas da empresa.

Todavia, o Estadão negou qualquer relação entre a imagem e a saída do profissional. Assim, o jornal declarou em nota que o desligamento já estava previsto como parte de uma reestruturação administrativa na editoria de fotografia.

“A publicação da foto saiu como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo, e permaneceu na home durante todo o dia seguinte. Também teve ampla divulgação em espaço importante na edição impressa”, informou a empresa.

Por fim. o jornal também ressaltou que pautou uma reportagem explicando o contexto da imagem e que colunistas repercutiram o episódio em textos e vídeos. A foto também teve ampla divulgação pelo Estadão Conteúdo à outros veículos de imprensa, como o próprio Metrópoles.

Relembre o caso

Durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras pelas oitavas de final da Copa do Brasil, Alexandre de Moraes mostrou o dedo médio a torcedores que o hostilizavam. Ele estava em um dos camarotes acompanhado da esposa e respondeu com um “vai Corinthians” antes do gesto.

 

 

Leia mais

Morre Arlindo Cruz, ícone do samba, aos 66 anos

Matheus Valadares

Prefeito David Almeida reforça importância das ações de reordenamento no Centro para trazer segurança, bem-estar e proteção da população

Marcelo Maciel

Suspeito de roubos é agredido com lambadas de terçado em Manacapuru

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!