4 de janeiro de 2026
BrasilDestaques

Fronteira Brasil-Venezuela é bloqueada após ataque dos EUA e captura de Maduro

A fronteira entre o Brasil e a Venezuela, em Pacaraima, amanheceu sob forte bloqueio militar neste sábado (3). A situação é consequência do ataque aéro dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro.

Imagens da Polícia Militar mostraram viaturas e militares do Exército Brasileiro posicionados no marco divisório entre os dois países. Cones e barreiras físicas impediram o fluxo de pedestres e veículos, enquanto o Comando Militar da Amazônia manteve silêncio sobre a movimentação das tropas.

A operação americana, confirmada pelo presidente Donald Trump, transformou Caracas em um cenário de guerra, com relatos de explosões e ataques aéreos que atingiram instalações militares e a base aérea de La Carlota. Parte da cidade ficou sem energia após os bombardeios, afetando centros de comando.

O governo venezuelano, agora sob o comando da vice-presidente Delcy Rodríguez, declarou Estado de Comoção Exterior e exigiu uma “prova de vida” de Maduro. Trump, por sua vez, afirmou que Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram retirados da Venezuela, mas não revelou onde estão sob custódia.

Impacto no Brasil

Por fim, a fronteira em Pacaraima está fechada como medida de segurança para evitar que a crise venezuelana afete o território brasileiro. O Ministério da Defesa do Brasil ainda não divulgou detalhes sobre a duração do bloqueio ou planos para lidar com a possível chegada de mais migrantes.

 

Leia mais

Mulher fica gravemente ferida após colisão entre carro e moto na Cachoeirinha

Matheus Valadares

Cachorro é resgatado após cair em bueiro de quatro metros na zona sul de Manaus

Matheus Valadares

Manauara deixa amigo para trás durante trilha e jovem desaparece no Paraná

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!