26.3 C
Manaus
26 de agosto de 2025
DestaquesPolícia

Fumaça preta no Vaticano: primeiro dia de conclave sem papa eleito

Nos conclaves de 2005 e 2013, os papas foram eleitos no segundo dia.

Foto: Vatican News.

O primeiro dia do conclave terminou sem a escolha de um novo Papa nesta quarta-feira (07). Às 19h (horário de Roma), a fumaça preta subiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que nenhum cardeal foi eleito na primeira votação.

O ritual do conclave prevê até quatro sessões diárias. A fumaça preta pode aparecer duas vezes por dia, sempre que não há decisão. Nos conclaves de 2005 e 2013, os papas foram eleitos no segundo dia.

Às 16h15, os 133 cardeais eleitores se reuniram na Capela Paulina e caminharam em procissão até a Capela Sistina, entoando hinos litúrgicos. O brasileiro Ilson de Jesus Montanari, fora da votação, auxiliou no rito de entrada.

O cardeal Pietro Parolin, um dos favoritos, conduziu uma breve oração antes do início da votação. Cada cardeal se sentou com um Evangelho, a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, uma caneta e uma pasta vermelha.

Antes do isolamento, alguns cardeais comentaram o momento. O chileno Fernando Chomali publicou um vídeo lavando uma camisa branca. Já o francês Jean-Paul Vesco expressou sua ansiedade nas redes, chamando o conclave de “incrivelmente moderno” em tempos de hiperconexão.

Leia mais

Flamengo aplica goleada histórica de 8 a 0 sobre o Vitória e dispara na liderança do Brasileirão

Matheus Valadares

‘Cebolinha’ é preso por matar venezuelano após suposta ‘talaricagem’ no bairro Coroado

Matheus Valadares

Com articulação de Omar Aziz, Barcelos recebe novo porto sustentável com energia solar

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!