20 de agosto de 2025
AmazonasDestaques

Funcionário de saúde indígena do Vale do Javari é amarrado e assaltado por piratas

Um funcionário do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Vale do Javari e um auxiliar foram amarrados e assaltados por piratas, na quinta-feira (23), próximo à sede do município de Atalaia do Norte (AM). Os criminosos levaram uma embarcação, dois motores e mais de 3 mil litros de combustível.

O município abriga a maior parte da reserva Vale do Javari, segundo maior território indígena do país e marcada por conflitos como tráfico de drogas e pesca ilegal. Uma comitiva do governo federal deve desembarcar na região na segunda (27) para discutir a segurança na região (leia mais abaixo).

Em depoimento à Polícia Civil, as duas vítimas informaram que foram abordadas pelos criminosos na região conhecida como Lago Sacambu. Eles contaram que foram amarrados, vendados e obrigados a ficarem em uma área de mata na margem do território peruano.

De acordo com a coordenação do DSEI Vale do Javari, os piratas roubaram dois motores, uma embarcação e 3.630 litros de combustíveis. A gasolina estava sendo transportada de Tabatinga para ser utilizada em ações da DSEI na Base Ituí, na reserva indígena, onde um grupo de indígena de recente contato recebe assistência médica.

Leia mais

Moraes determina busca e apreensão contra Silas Malafaia

Matheus Valadares

Eduardo Braga cobra melhorias logísticas na BR-319 e segurança na hidrovia do Rio Madeira

Matheus Valadares

Internacional e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (20) pela Libertadores

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!