A Prefeitura iniciou, nesta terça-feira (6) a oferta de testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 em escolas municipais. As primeiras escolas a receberem o projeto foram o Centro Municipal de Educação Infantil Rita Fonseca Veloso (Cmei), localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte, e a escola municipal Serafina Cinque, no Tarumã, zona Oeste da capital.
A testagem rápida foi ofertada para servidores, alunos e pais dos alunos que estudam nos estabelecimentos de ensino e tem o objetivo de fortalecer as medidas de proteção e enfrentamento à Covid-19 na capital. A estimativa é de que 1. 091 pessoas sejam testadas até o fim da ação nesta quarta-feira (7).
“Os resultados das testagens serão notificados por meio da “Ficha de investigação de sintoma gripal suspeito de doença pelo novo coronavírus” no e-SUS Notifica. É importante salientar que o teste rápido deve ser feito em pessoas sintomáticas, entre o segundo e o sétimo dia do início dos sintomas, a partir dos 10 anos nas escolas públicas”, explica o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho.
Nas unidades educacionais de ensino infantil, ou seja, nas creches e nos Cmeis, a testagem será ofertada somente para os profissionais de educação e demais servidores. Nas escolas de ensino fundamental 1 e 2 e Educação de Jovens e Adultos (EJA), o teste poderá ser feito em pessoas a partir dos 10 anos de idade.
Nesta quarta-feira a testagem rápida prossegue na escola municipal Serafina Cinque e na escola municipal Aristofane Bezerra de Castro, no bairro Cidade de Deus, na zona Norte.