25.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
DestaquesEntretenimento

Fundador do Orkut critica método de lucro das redes sociais: “ganham com emoções negativas”

FOTO/REPRODUÇÃO

Durante sua passagem pelo Brasil, Orkut Buyukkokten, criador da rede social Orkut, esteve no Brasil e acompanhou as menções ao seu antigo site explodirem na X (antigo Twitter). Nesta quarta-feira (14), Buyukkokten participa da do “Rio Innovation Week”.

Em entrevista ao portal da Globo, o criador do Orkut criticou a metodologia de lucro de empresas como o Facebook e Instagram. Para Buyukkokten, esta forma atrai emoções negativas dos usuários.

“Se você olhar para as mídias sociais hoje, são plataformas muito diferentes, como Facebook e Instagram. Elas priorizam o lucro sobre a segurança e elas realmente lucram com a negatividade e a raiva porque as emoções negativas mantêm as pessoas afastadas por mais tempo. Ou seja, isso significa que elas passam mais tempo olhando anúncios e essas empresas conseguem lucrar mais exibindo anúncios e também coletando e vendendo dados. As mídias sociais são tão tóxicas agora.”, falou Orkut Buyukkokten.

O fundador do antigo site pretende retornar com o Orkut, com profissionais do Vale do Silício e alguns executivos de São Paulo. Para Buyukkokten, as comunidades da redes social traziam um “espírito autêntico”.

“Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e se lembram do espírito autêntico. Acho que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência autêntica de volta ao mundo porque as redes sociais se transformaram em mídia social. Em vez de conectar pessoas, criar comunidades, é sobre profissionais de marketing, corporações e influenciadores. E como todo mundo, eu adoraria que o Orkut voltasse em breve”, disse ao G1.

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mãe à distância” e bancará jovem angolano até o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais