27.3 C
Manaus
17 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Fux: STF rejeita questionamento sobre idoneidade dos ministros

O presidente do STF, Luiz Fux, durante declaração após reunião com os presidentes da Câmara e Senado, ministros e governadores.

Após o presidente Jair Bolsonaro fazer críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, em entrevista concedida à Rádio Guaíba, de Porto Alegre (RS), o presidente do STF, Luiz Fux, saiu em defesa da Suprema Corte, através de uma nota oficial divulgada na quarta-feira (7).

No posicionamento, Fux afirmou que “o STF rejeita posicionamentos que extrapolam a crítica construtiva e questionam indevidamente a idoneidade das juízas e dos juízes da corte”. Na entrevista concedida à Guaíba, Bolsonaro disse que um ministro do STF está arquivando processos contra parlamentares para evitar a volta do voto impresso.

– O STF agora, não o STF, mas um ministro talvez, talvez esteja negociando isso com alguns partidos políticos. “Olha, vamos arquivar os teus processos aqui, vamos dar um tempo, e você vota contra o voto impresso” – afirmou o líder.

Durante a entrevista, Bolsonaro também criticou de forma diretamente o presidente do TSE, que, para ele, está interessado em fraudar as eleições por interesse pessoal.

– A democracia se vê ameaçada por parte de alguns de toga que perderam a noção de onde vão seus deveres e direitos. Quando você vê o ministro Barroso ir ao Parlamento negociar com as lideranças partidárias para que o voto impresso não fosse votado na comissão especial, o que ele quer com isso? Fraude nas eleições – protestou.

Em resposta às declarações do presidente da República na entrevista, o presidente do STF afirmou que há limites para a liberdade de expressão e que ela deve “conviver com o respeito às instituições e à honra de seus integrantes”.

– O Supremo Tribunal Federal ressalta que a liberdade de expressão, assegurada pela Constituição a qualquer brasileiro, deve conviver com o respeito às instituições e à honra de seus integrantes, como decorrência imediata da harmonia e da independência entre os poderes – disse.

Barroso, por sua vez, por meio da assessoria de imprensa do TSE, disse que não comentará as palavras de Bolsonaro e alegou estar em um compromisso acadêmico no exterior.

– A Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral informa que o ministro Luís Roberto Barroso está num compromisso acadêmico fora do Brasil e pediu para não ser incomodado com mentiras e miudezas – completou.

Confira, na íntegra, a nota emitida pelo presidente do STF, ministro Luiz Fux:

Nota à imprensa

STF ressalta que liberdade de expressão deve conviver com respeito às instituições.

O Supremo Tribunal Federal ressalta que a liberdade de expressão, assegurada pela Constituição a qualquer brasileiro, deve conviver com o respeito às instituições e à honra de seus integrantes, como decorrência imediata da harmonia e da independência entre os Poderes.

O STF rejeita posicionamentos que extrapolam a crítica construtiva e questionam indevidamente a idoneidade das juízas e dos juízes da Corte.

Leia mais

Parlamentares aprovam urgência para proposta de anistia aos réus de 8 de janeiro

Matheus Valadares

Botafogo abre 3 a 0, mas cede empate ao Mirassol em jogo atrasado do Brasileirão

Matheus Valadares

PC-AM divulga fotos de suspeitos de roubo a ônibus da linha 359 no Cidade Nova

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!