Foi com emoção, drama e lance inusitado. Mas o Flamengo venceu o Criciúma, de virada, por 2 a 1. Pedro e Gabigol, no fim, marcaram para o Mais Querido no Estádio Mané Garrincha, em duelo válido pela 18ª rodada do Brasileirão. Rodrigo abriu o placar para a equipe catarinense.
Com o resultado, o Flamengo pulou para 34 pontos e encosta no líder Botafogo, que tem 36 e ainda joga neste sábado (20), contra o Internacional. Outro time na briga com o Mengão é o Palmeiras, que entra em campo ainda neste 20 de julho, diante do Cruzeiro. A equipe de Abel Ferreira aparece na tabela com 33.
O lance que decidiu a partida aconteceu com um pênalti bizarro. O jogador do Criciúma atirou uma bola que não estava em jogo em cima de Everton Cebolinha e o árbitro assinalou infração, como manda a regra. Gabigol bateu aos 43 e deu a vitória ao Mengão.
No jogo deste sábado (20), Tite pôde contar com os retornos dos uruguaios. Arrascaeta e De La Cruz começaram no time titular. Porém, Varela e Viña foram reservas. Além disso, o atacante Everton Cebolinha se recuperou de problema no quadril e iniciou uma partida após um mês.
CRICIÚMA SAI NA FRENTE NO PRIMEIRO TEMPO
Os primeiros cinco minutos foram com uma bola perigosa na área de ataque do Criciúma e atendimento a Miguel Trauco, lateral ex-Flamengo. Após choque com Gerson, o peruano sangrou no supercílio e precisou seguir na partida com uma touca de natação.
A primeira finalização do Flamengo aconteceu, enfim, aos 14 minutos. De La Cruz deu excelente passe para Ayrton Lucas, que cruzou rasteiro para Pedro. Porém, o camisa 9 isolou, da marca do pênalti. As duas equipes sofreram muito com o gramado do Mané Garrincha, que está com muita areia e buracos.
De novo De La Cruz! Aos 16 minutos, o uruguaio achou lindo passe em profundidade para Everton Cebolinha. Assim sendo, o ponta partiu para cima do adversário e cruzou para Gerson. No entanto, a bola passou perto do complemento do capitão do time, tirando o grito de “uuuhhh” da torcida presente ao estádio.
A Nação se agitou de novamente aos 18 minutos. Everton Cebolinha deu uma caneta espetacular no marcador, na sequência, Ayrton Lucas cruzou e Arrascaeta cabeceou pelo lado esquerdo do gol do Criciúma. Os catarinenses voltaram a assustar somente aos 30 minutos. De La Cruz errou o domínio no meio campo, os visitantes armaram o contra-ataque e Felipe Mateus finalizou, obrigando Rossi a espalmar para escanteio.
Apesar do domínio do Flamengo no jogo, quem abriu o placar foi o Criciúma. Aos 34 minutos, Trauco bateu falta na área, Allano subiu nas costas de Ayrton Lucas e Rodrigo finalizou. Agustín Rossi ainda fez defesa espetacular. Porém, no rebote, o próprio zagueiro do time visitante finalizou para tirar o zero do marcador. O Rubro-Negro até tentou abafar o adversário nos instantes finais, mas os catarinenses se defenderam bem.
VIRADA NO SEGUNDO TEMPO
Com nove minutos, Tite fez duas alterações no setor defensivo. Entraram Léo Pereira e Viña nos lugares de David Luiz e Ayrton Lucas. O zagueiro substituído estava com cartão amarelo, já o lateral saiu vaiado de campo, por ter levado bola nas costas no lance que originou o gol do Criciúma.
Posteriormente, Arrascaeta foi calçado na área por Rodrigo, e o juiz deixou o jogo seguir. No entanto, minutos depois, o VAR chamou o árbitro para olhar o lance e marcou pênalti. Na cobrança, Pedro bateu muito mal e o goleiro pegou aos 18 minutos. Na sequência, escanteio para o Flamengo, Erick Pulgar acertou o travessão.
Depois de desperdiçar a ótima chance de empatar, Tite foi para o tudo ou nada. O treinador tirou Erick Pulgar e lançou Luiz Araújo, recuando Gerson para volante. E a mexida deu resultado: Arrascaeta recebeu no meio e tocou para Pedro. O centroavante, de primeira, deixou tudo igual, aos 30 minutos do segundo tempo.
Quando o relógio marcava 37 minutos, Viña arrancou pela esquerda, Luiz Araújo escorou para o meio para Gabigol, livre. Mas o camisa 99 isolou. Na reta final, um lance bizarro aconteceu. Everton Cebolinha entrou livre na área, mas havia duas bolas em campo. O jogador Barreto chutou em cima do camisa 11. De acordo com a regra, isso é pênalti, e o árbitro marcou. Na batida, Gabigol deslocou o goleiro e saiu para o abraço, tirando a camisa, aos 43′.
PRÓXIMO JOGO
O Flamengo encerra o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira (24), quando o Mais Querido encara o Vitória, no Barradão, em Salvador. Desse modo, a bola rola a partir das 20h (horário de Brasília). Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.
Coluna do Flamengo***