28.3 C
Manaus
24 de julho de 2025
CidadeDestaques

Galeria do Largo promove a exposição ‘Régio Natalino – Mesa Contemporânea’

Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Galeria do Largo promove, neste sábado (07/12), a exposição “Régio Natalino – Mesa Contemporânea”, um evento artístico-gastronômico único, que reúne chefs e cozinheiros da cidade em uma proposta que excede a tradicional ceia natalina. A iniciativa destaca o diálogo entre os sabores amazônicos, as tradições locais e as influências globais, promovendo uma experiência cultural e sensorial rica em significado.

Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Mostra “Régio Natalino – Mesa Contemporânea” celebra o Natal de forma única, ao combinar a riqueza do paladar amazônico com uma abordagem artística e cultural inovadora. O evento reúne seis renomados chefs e cozinheiros da cidade, que apresentam uma ceia reinventada, repleta de frescor, criatividade e tradições ancestrais. Cada um desses profissionais traz um olhar autoral para os pratos apresentados, inspirados pelas tradições locais e pelas misturas culturais que definem a Amazônia.

Talentos por trás dos sabores 

Entre os participantes da mostra estão: Débora Shornik, chef do restaurante Caxiri Cozinha Amazônica; Francisca Ral Cherles, do Taboa Peixaria; Édson Pacheco, do Restaurante Novo Nippon; Clarinda Sateré Mawé da Biatuwi Casa de Comida Indígena; Luísa Calvão, da Cafeteria do Largo; Marcello Hagge do Lo de Maria.

Cristóvão Coutinho, Gestor da Casa das Artes e da Galeria do Largo, comentou sobre a exposição “Régio Natalino – Mesa Contemporânea”. “A mostra reúne esses seis espaços de gastronomia, junto com as propostas sob os olhares dos chefes e cozinheiros, havendo também uma mesa de instalação contemporânea, numa relação de uma cultura híbrida”.

Mesa Contemporânea e simbologia 

Sob a direção artística de Cristóvão Coutinho e Adroaldo Pereira, e com fotografias assinadas por Michael Dantas, a Mesa Contemporânea apresenta uma composição que une elementos simbólicos como frutas, plantas e texturas. Entre os destaques visuais está a árvore caboclinha, que sintetiza a sincronicidade entre o local e o universal, exaltando o protagonismo amazônico em um contexto global.

Segundo Cristóvão, esta mesa contém elementos regionais, ancestrais, e louças ocidentais, com a intenção de promover essa mistura mesmo, para alinhar a questão de uma arte culinária regional com também, misturas de uma gastronomia que tem também os seus parâmetros internacionais.

A mostra reúne fotografias e uma relação significativa com uma árvore. “As plantas vão estar muito presentes nessa amostra e a intenção é que as pessoas tenham essa relação nova com a comida e à cultura delas representada nessa área” afirma o Gestor.

Leia mais

VÍDEO: Home morre e outro fica ferido em estacionamento de flutuante no Tarumã

Matheus Valadares

Homem é preso por cultivar ‘supermaconha’ em estufas na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

Chamadas por voz e vídeo superam envio de mensagens no uso da internet pelo celular no Brasil

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!