23 de janeiro de 2026
CidadeDestaques

Gêmeas siamesas nascem em Manaus: Equipe médica avalia cirurgia de separação

Natural do interior do Pará, a paciente escolheu a capital amazonense devido à estrutura pública de referência em atendimentos obstétricos de urgência.

Foto : Arthur Castro/Secom

Gêmeas siamesas foram dadas à luz por Elizandra da Costa, de 22 anos, nesta quarta-feira (4), na Maternidade Ana Braga, Zona Leste de Manaus. Natural do interior do Pará, a paciente escolheu a capital amazonense devido à estrutura pública de referência em atendimentos obstétricos de urgência.

Com 2,4 quilos cada, as bebês nasceram unidas pelo abdômen e terão suas condições avaliadas para possível cirurgia de separação.

Desde novembro, o pré-natal de alto risco foi realizado em Manaus. Elizandra relatou ter se sentido segura com o acolhimento da unidade, onde permanece sob observação médica.

O parto de siamesas foi o primeiro em 20 anos na maternidade. Segundo o diretor Edilson Albuquerque, a equipe estava preparada para o caso, que já vinha sendo acompanhado.

Referência materno-infantil, a Maternidade Ana Braga conta com banco de leite humano, CPNI, atendimento humanizado e multicultural, além da aplicação do método Canguru para fortalecimento do vínculo familiar.

(*) Com informações da assessoria.

Leia mais

Defesa Civil do Amazonas reforça planejamento para a Cheia de 2026

Matheus Valadares

Temporal provoca alagamento em residência na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

Esposa de Pedro Bial e filha de 6 anos são assaltadas em São Paulo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!