33.3 C
Manaus
25 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Gilmar Mendes homenageia Barroso por condenação de Bolsonaro e legado no STF

A sessão de hoje marcou a última presidência de Barroso no STF.

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), prestou homenagem ao encerramento da presidência da Corte pelo ministro Luís Roberto Barroso. Nesta quinta-feira (25), Mendes destacou que lembrarão da gestão de Barroso por condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.

“A presidência de vossa excelência entra para a história como a primeira vez em que um ex-chefe de Estado, acompanhado de militares de alta patente, é condenado por golpe ou tentativa de golpe no Brasil”, afirmou Mendes.

O decano do STF ressaltou ainda que o episódio é raro em nível mundial. Ele mencionou que apenas outros nove ex-chefes de Estado sofreram condenação por golpe de Estado após a 2ª Guerra Mundial. “A atuação de vossa excelência como presidente do Supremo foi o coroamento de toda sua trajetória intelectual e profissional. Assim, concretizou o que escreveu e praticou ao longo da vida”, completou.

Gilmar Mendes foi o primeiro a discursar após a fala de despedida de Barroso, em sessão marcada pela cordialidade, mesmo após episódios de discussões acaloradas entre os dois ministros no passado.

O decano enfatizou que Barroso conduziu o STF em um período de pressão inédita sobre o Poder Judiciário. “Após uma nova rodada de violência e ousadia sobre esta Corte durante a vossa presidência, posso afirmar, com renovada convicção, que o Supremo Tribunal Federal sobreviveu”, disse.

A sessão desta quinta-feira marcou a última presidência de Barroso no STF. Na próxima segunda-feira (29), Edson Fachin assumirá o cargo de presidente, enquanto Alexandre de Moraes será o vice-presidente da Corte.

 

Leia mais

Flamengo enfrenta Estudiantes em La Plata com vantagem na Libertadores

Matheus Valadares

Vereador suspeito de estuprar gestante em Roraima propôs CPI contra Conselho Tutelar

Matheus Valadares

Agressor é preso após atacar ex-companheira e cortar cabelo com serra em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!