31.3 C
Manaus
18 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Gloria Carrate se cala e não comenta críticas sobre ‘Lei das sacolas plásticas’

Em meio à má repercussão da ‘Lei das sacolas plásticas’, a autora do Projeto de Lei (PL) proposto na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Gloria Carrate (PL) decidiu se calar diante das cobranças da população. Na sessão desta segunda-feira (4), ao contrário dos demais colegas, Carrate não se pronunciou sobre o projeto que vetou a distribuição gratuita de sacolas nos estabelecimentos comerciais.

Enquanto os vereadores do parlamento municipal subiram na tribuna para repudiar a venda de sacolas plásticas e culpar os empresários pela cobrança das embalagens, a autora do projeto, Gloria Carrate decidiu deixar a sessão durante a discussão da legislação.

No início da sessão plenária, Carrate abriu os discursos do pequeno expediente e lendo a ata da sessão. A vereadora possui o cargo de secretária na atual formação da Mesa Diretora. Porém, após a “Lei das sacolas plásticas” tomar conta dos discursos da CMM, a vereadora deixou o plenário e retornou somente para a votação dos projetos.

Ao longo dos discursos, apenas o coautor do projeto, vereador Fransuá (PV) se posicionou sobre a cobrança das embalagens. Para ele, o projeto buscava preservar o meio ambiente e cobrou os supermercados por abusarem da população.

“Aumentaram o preço da sacola biodegradável, cobraram pelas sacolas; então o objetivo dos empresários foi arrecadar lucros! Mas o projeto não teve esse objetivo, a lei busca conscientizar a população de que as sacolas plásticas têm um custo ambiental. A lei é benéfica ao meio ambiente, não podemos sair do nosso foco! Temos que mostrar a verdade à população! ”, considerou.

O Projeto de Lei 16/2020 que abriu espaço para que os supermercados cobrassem pelo uso de sacolas plásticas em Manaus, também teve autoria de Gloria Carrate.

Às vésperas de a lei entrar em vigor, no fim de setembro, a vereadora chegou a conceder entrevista defendendo firmemente o projeto.

Leia mais

Dino converte denúncia da CPI da Covid em inquérito contra Jair Bolsonaro e aliados

Matheus Valadares

Homem é atropelado por motorista de aplicativo em Luziânia após desentendimento

Matheus Valadares

Presidente do União Brasil, Antônio Rueda, aparece em investigações da Operação Carbono Oculto

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!