Um golfinho considerado ‘sexualmente frustrado’ pode ser o grande responsável pelo aumento de ataques a banhistas no Japão. Segundo a BBC, um golfinho-nariz-de-garrafa pode ter causado 18 incidentes na cidade de Mihama, o tripo de ocorrências registradas no ano passado, por tentar acasalar.
Existem várias teorias sendo ventiladas a respeito dos problemas causados pelo animal, e uma delas pode ser um desejo por relações sexuais. Segundo o biólogo Dr. Simon Allen, essa espécie de golfinhos é bastante sociável e, em geral, expressa fisicamente essa característica.
“Assim como nos humanos e outros animais sociais, as flutuações hormonais, a frustração sexual ou o desejo de dominar podem levar o golfinho a ferir as pessoas com quem interage”, explicou Dr. Allen. Suzu, como o animal foi apelidado, é considerado solitário e, segundo pesquisadores, está em busca de um parceiro. Em 2022 e 2023, relatos dão conta que Suzu foi flagrado tentando ‘pressionar sua genitália em pessoas’. Um machucado bastante distintivo em sua barbatana facilita a identificação.
Movimento de defesa pode explicar ataque de golfinho
Outro especialista em mamíferos marinhos, o Dr. Matthias Hoffmann-Kuhnt, da Universidade Nacional de Singapura, afirmou que o animal também pode estar apenas se defendendo.
“Na maioria das vezes, na minha experiência, este é mais um comportamento defensivo quando os humanos se aproximam demais e esses golfinhos não sabem como se comportar”, comentou ele sobre, principalmente, pessoas que tentam ‘montar’ nos gigantes marinhos. Em 1994, um brasileiro foi morto por um golfinho e seu amigo ficou ferido por tentarem, supostamente, cercar o animal, que atacou para se proteger.