O Flamengo avisou em suas redes sociais que alguém está dando um golpe usando supostas peneiras para as categorias de base. E não é a primeira vez.
Neste caso, um site falso convida jovens “de 14 a 22” para uma “peneira estadual do Flamengo” -algo que não existe. O domínio é peneiradoflamengo.com.br.
Há um cadastro fictício e a cobrança de R$ 70 pela inscrição em uma suposta seleção para “fazer parte da categoria de base do Flamengo ou do time de aspirantes”. O clube denunciou o caso nesta terça-feira (14), mas o site segue no ar.
O CNPJ que consta no código QR do pix tem sede na periferia da cidade de São Paulo, no Jardim Santa Adelia, e foi aberto há menos de um mês, em 20 de janeiro.
O Flamengo diz ter acionado seu departamento jurídico para tomar “todas as providências cabíveis para impedir a continuidade desta fraude”. Procurado pela reportagem, o clube não quis dar mais detalhes sobre as ações que tomará neste momento, apenas que priorizou o aviso público de que se trata de um golpe.
A prática configura estelionato, como previsto no Código Penal. O artigo 171 prevê reclusão de um a cinco anos para quem “obter vantagem ilícita induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento”.
fonte: Folhapress