31 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Governadores de direita rejeitam PEC da Segurança Pública e defendem autonomia dos Estados

Governadores de direita manifestaram rejeição à PEC da Segurança Pública em coletiva realizada nesta quinta-feira (30). O anúncio ocorreu após uma reunião convocada pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), no Palácio da Guanabara.

Primeiramente, o encontro ocorreu dois dias após a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou 121 mortos, segundo o governo fluminense.

Durante a reunião, Castro afirmou que o principal ponto de discordância é a retirada da autonomia dos Estados nas políticas de segurança pública. Ele defendeu que cada região tem realidades distintas e que as ações policiais precisam ser adaptadas a esses contextos. Segundo o governador, a posição dos gestores não se trata de um embate ideológico, mas de um debate sobre competências federativas.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), destacou que o texto da PEC “interfere diretamente na autonomia estadual”. Ele informou que apresentou sugestões ao relator da proposta, deputado Mendonça Filho (União-PE), como a ampliação do acesso dos governadores ao COAF e a responsabilização do governo federal pelos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), emocionou-se ao comentar as cenas da operação policial no Rio e afirmou que é necessário superar divisões políticas entre direita e esquerda.

Além de Castro, participaram do encontro os governadores Jorginho Mello (PL-SC), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União-GO) e Eduardo Riedel (PP-MS). Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) participou de forma remota.

Os governadores declararam apoio público a Cláudio Castro após o governo fluminense comandar a operação mais letal da história do país, realizada contra integrantes do Comando Vermelho. Enquanto o governo estadual fala em 121 mortos, a Defensoria Pública contabiliza 132 vítimas.

 

Leia mais

Primeira fase do Amazonense Sub-16 chega ao fim com goleadas e quartas definidas

Matheus Valadares

SBT anuncia Galvão Bueno e Tiago Leifert nas transmissões da Copa do Mundo 2026

Matheus Valadares

Cocaína avaliada em R$ 4,5 milhões é apreendida em rodas de caminhonete no Porto da Ceasa

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!