O governo federal autorizou o uso da Força Nacional de Segurança no Amazonas por 30 dias, a partir de 3 de agosto, para ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais na região da calha do Rio Negro e Solimões.
A portaria foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (23) e é assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. Segundo o texto, o uso da Força Nacional é voltado para a 1ª Edição da Operação Arpão I (Médio Solimões).
No início deste ano, em fevereiro, o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, chegou a se reunir com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para discutir estratégias de combate ao crime organizado devido ao aumento de mortes relacionadas a esse tipo de crime na capital, Manaus.
Na ocasião, no entanto, o chefe do Executivo local dispensou o uso da Força Nacional de Segurança em Manaus.
Segundo a portaria desta quinta-feira, a operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.
O texto não informa qual é o efetivo que será usado no estado, mas informa que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O prazo da permanência da Força Nacional poderá ser estendido caso seja solicitado.