O presidente do boi-bumbá Garantido, Antônio Andrade Barbosa, fez uma carta para a secretaria de cultura chantageando o Governo do Amazonas. O dirigente ameaça não colocar o boi na arena, caso o governo não auxilie resolver os problemas financeiros. Vale lembrar que faltam dez dias para o festival.
A chantagem está documentada em ofício enviado hoje por Antônio Andrade ao secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz.
Caso o Garantido não se apresente para a disputa, a decisão significará calote contra torcedores, que compraram ingressos antecipados, e contra os patrocinadores públicos e privados do festival.
Nota do Governo do Estado
Conforme a nota, o governo do estado apoia, acredita e fortalece o festival em tudo que lhe cabe, tendo cumprido com todos os acordos firmados para a realização da festa em 2023.
“Além do repasse de R$10 milhões para os bois, sendo R$5 milhões para cada um, também trabalhou na captação de recursos junto a patrocinadores da iniciativa privada. Ao longo dos anos, o Estado também tem dado todo o apoio logístico, estrutural para que o espetáculo ocorra e espera que as Associações Folclóricas também cumpram sua parte, colocando os bois na arena e fazendo a festa acontecer”, afirma.