23 de novembro de 2025
DestaquesEconomia

Governo cortará impostos para tentar baratear preços de carros

Carros novos em pátio de fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP) 19/03/2020 REUTERS/Roosevelt Cassio

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou, nesta quinta-feira (25), medidas tributárias que o governo irá implementar para tentar baratear o preço dos carros no Brasil.

Após reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e representantes da indústria, Alckmin afirmou que a União promoverá um desconto por tempo limitado no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e no Programa de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins).

De acordo com o ministro, essa redução vai possibilitar um desconto no valor dos carros que irá variar de 1,5% até 10,79%. Alckmin ponderou, contudo, que a Fazenda pediu 15 dias para estabelecer como se darão esses descontos. O impacto fiscal ainda não foi calculado, porque a duração da medida de incentivo ainda está em aberto.

Segundo Alckmin, os descontos abrangerão veículos com valor final de até R$ 120 mil e terão como base três fatores: o preço atual do veículo, a emissão de poluentes e a cadeia de produção.

No quesito preço, quanto mais barato for o carro, maior será o desconto tributário. Já nos poluentes, o ponto de avaliação será relacionado a quanto mais limpo for o motor e o processo produtivo. Por fim, na cadeia de produção, o desconto vai variar de acordo com a proporção de peças e acessórios do veículo que forem produzidos no Brasil.

Leia mais

Lula afirma confiar no STF e não comenta decisão que levou Bolsonaro à prisão preventiva

Matheus Valadares

‘Vozes’ levaram Bolsonaro a tentar violar tornozeleira eletrônica

Matheus Valadares

Bruno Henrique projeta título do Flamengo e revela “receita” para o eneacampeonato

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!