O Ministério da Infraestrutura, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), anunciou que irá publicar, nesta quarta-feira (24), no Diário Oficial da União, edital para a contratação de empresa que ficará responsável pelas obras de pavimentação do lote C da BR-319, no Amazonas.
Serão pavimentados os primeiros 52 quilômetros, no trecho que vai do Km-198 ao Km-250. Segundo o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, a expectativa é que as obras comecem neste ano. Em novembro de 2019, foi anunciado edital para projeto de pavimentação de trecho entre o km 250 e o km 656 da BR-319.
A pavimentação da rodovia que liga os estados do Amazonas e Rondônia é essencial para facilitar a logística do transporte da produção agrícola da Região Norte.
Além de importante rota de escoamento da produção agrícola da região, a BR-319/AM é fundamental para o transporte de pessoas e da produção industrial da Zona Franca de Manaus. A reconstrução dos 52 quilômetros deve garantir maior segurança e redução no tempo de viagem. Hoje, as alternativas à rodovia são o transporte por barco ou avião.