27 de outubro de 2025
DestaquesMundo

Governo Lula condena ameaça de sanções e uso de força militar dos EUA contra o Brasil

Porta-voz americana Karoline Leavitt

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Itamaraty, repudiou na noite desta terça-feira (9) as declarações da Casa Branca que levantaram a possibilidade de sanções econômicas e até de uso de força militar contra o Brasil.

A resposta veio após a porta-voz americana Karoline Leavitt afirmar que o presidente Donald Trump “não tem medo de usar o poder econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão em todo o mundo”.

O que disse o Itamaraty

Na nota oficial, o governo brasileiro defendeu a soberania nacional e rebateu as ameaças de Washington:

“O primeiro passo para proteger a liberdade de expressão é justamente defender a democracia e respeitar a vontade popular expressa nas urnas. (…) O governo brasileiro repudia a tentativa de forças antidemocráticas de instrumentalizar governos estrangeiros para coagir as instituições nacionais.”

Segundo o texto, os três Poderes da República “não se intimidarão por qualquer forma de atentado à nossa soberania”.

Justificativa dos EUA

Em coletiva de imprensa, Karoline Leavitt afirmou que a liberdade de expressão é “a questão mais importante do nosso tempo”. Assim, ela justificou as medidas já impostas contra o Brasil:

“Adotamos ações significativas em relação ao Brasil, tanto na forma de sanções quanto no uso de tarifas, para garantir que cidadãos ao redor do mundo não sejam tratados dessa maneira.”

A porta-voz respondeu a um repórter sobre se haveria novas sanções diante do julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa o ex-presidente e outros sete réus pela tentativa de golpe de Estado.

Na semana passada, Trump já havia afirmado no Salão Oval:

“Estamos muito insatisfeitos com o Brasil. As tarifas são muito altas por causa do que eles estão fazendo. (…) O governo do Brasil mudou radicalmente. Tornou-se muito de esquerda radical, e isso está prejudicando muito o país.”

 

Leia mais

Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça Jamaica com ventos devastadores

Matheus Valadares

Bebê dado como morto falece em maternidade de Rio Branco

Matheus Valadares

Motociclista por app estupra adolescente de 13 anos durante corrida em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!