Os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) e Anielle Franco (Igualdade Racial) viajam na tarde desta quarta-feira (29) para o Rio de Janeiro. A comitiva, que também inclui o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, participará de uma reunião com o governador Cláudio Castro, marcada para as 15h.
A confirmação da informação veio pelo próprio Lewandowski. Ele teve uma reunião de cerca de três horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, em Brasília. O encontro tratou dos desdobramentos da Operação Contenção, realizada na terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio.
De acordo com o ministro da Justiça, o governo federal oferecerá peritos criminais e médicos legistas da Polícia Federal e da Força Nacional. Assim, haverá auxílio na identificação dos corpos das vítimas.
A operação, considerada uma das mais letais da história do estado, deixou mais de 130 mortos. Todavia, os números podem aumentar, já que moradores continuam encontrando corpos em áreas de mata nas comunidades.
Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã, o governador Cláudio Castro classificou a ação como “um sucesso”, lamentando apenas as mortes de quatro policiais envolvidos na operação.
Lewandowski afirmou ainda que Castro não solicitou a decretação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Caso essa medida venha a ser pedida, a decisão caberá ao presidente Lula.
